segunda-feira, 19 de junho de 2017

Vamos tirar duvidas...Fruta, caule, legumes, verduras?

Os frutos surgem do desenvolvimento dos ovários, geralmente após a fecundação dos óvulos. As principais partes de um fruto são o pericarpo, resultante do desenvolvimento do ovário, e as sementes, resultante do desenvolvimento dos óvulos fecundados.
A partir dessa classificação, observamos que o tomate possui pericarpo e sementes, se encaixando nessa classificação.
Outro exemplo de fruto é a azeitona (Veja uma matéria especial sobre esse fruto).


Existe também o oposto, alguns alimentos que chamamos de frutos, mas na verdade não são. Como é o caso do caju, que é um pseudofruto, não sendo desenvolvido a partir do ovário da fruta, como é o caso do tomate.
Outro exemplo de pseudofruto é o morango.

Porém, não são todos os frutos que possuem sementes, como é o caso das bananas (Veja uma matéria especial sobrebanana com semente). Neste caso este fruto é chamado de partenocárpico.
 
Batatas
Chamadas popularmente de legumes, as batatas são caules. Nos caules sempre há a presença de gemas, são a partir delas que ocorrem as brotações.

Você já esqueceu uma batata em um canto da cozinha e ela brotou? É por esse motivo...
Outros exemplos de caules: cebolas e alhos.

Por sua vez, a mandioca, por exemplo, é um legume classificado como tubérculo, já que não há a formação de brotos, como ocorre nos caules.

E as verduras?
As verduras, são plantas herbáceas consumidas, usualmente, sem cozimento. Assim, geralmente comemos suas folhas, como é o caso do agrião, couve e alface.


A partir dessas informações, você consegue classificar o que comeu na sua última refeição?

Nenhum comentário: