terça-feira, 29 de novembro de 2016

O mundo chora a grande...perda deste sonho inacabado...Alguns relatos e repercussões deste trágico acidente...

O mundo chora a grande...perda de um sonho inacabado...

A comoção tomou conta das redes sociais após confirmação do acidente do avião British Aerospace BAe 146 que transportava a delegação da Chapecoense até Medellín, na Colômbia. Perfis oficiais de diversos clubes brasileiros e estrangeiros se manisfestaram, assim como a Conmebol, que comunicou a suspensão da decisão da Copa Sul-Americana.





 Algumas personalidades do futebol também prestaram homenagem. Através do Twitter, Neymar postou uma imagem com "Força Chape", mensagem que se espalhou na internet. Felipe Melo foi o primeiro brasileiro a se manifestar com mensagem de apoio e torcida. Messi, Luis Suárez e Maradona também postaram homenagens...





O acidente da Chapecoense evoca outras tragédias similares sofridas por equipes de futebol. Em 1949, o avião no qual a equipe italiana do Torino voltava de um jogo em Lisboa caiu, matando 42 pessoas, entre elas quase todo o elenco. Onze anos depois, outro acidente envolveu a aeronave que trazia o Manchester United de Munique. Oito jogadores, dois dirigentes e o técnico morreram. Sobreviveram sete atletas, entre eles Bobby Charlton, lenda do United.

A aeronave, da companhia boliviana LAMIA, tinha 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros entre membros da equipe e jornalistas, e nove membros da tripulação

O diretor da clínica San Juan de Dios, Guillermo Molina Mesa, afirmou à GloboNews, que de acordo com informações do hospital San Vicente Fundación, o goleiro Danilo não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O médico Guillermo Mesa afirmou ainda que o estado do jogador Neto é muito grave e que o zagueiro passará por uma cirurgia, segundo a GloboNews.

As notícias sobre o goleiro Danilo ainda estão desencontradas. Seu nome não aparece na lista de sobreviventes. No entanto, a mãe do jogador disse, em entrevista à ESPN, que teve informação de que goleiro foi transferido para um hospital maior

O especialista em gerenciamento de risco Gustavo Cunha Mello analisa o que poderia ter levado à queda do avião com a delegação da Chapecoense.

“Como todo e qualquer acidente, não posso atribuir a uma única causa. Todo acidente tem um conjunto de fatores contribuintes. Tem que se verificar, por exemplo, o terreno montanhoso ali, exigindo manobras complicadas e muitas curvas do avião para aproximação com a pista de Medellín. Isso é um fator que complica, sobretudo com avião em pane. Meteorologia complicada também, obrigando o piloto a desviar de formações de cúmulos nimbos, de formações pesadas de chuva. A própria pane relata pelo piloto, uma pane elétrica.”

Conjecturando: Pensamos depois das opiniões, notícias recentes...
Algumas horas do acidente e após uma série de notícias foi constatado que uma outra aeronave vindo de Bogota, teve que alternar (para) Medellin e em emergência declarada teria sido priorizada para pouso... O que nos assusta é que a aeronave  BAe 146 que se acidentou, chegaria em Medellín com seu combustível no limite, sendo que seu ranger, autonomia era de 1800 milhas náuticas ou 3000 Kilômetros O  time (Chapecoense) embarcou de Guarulhos, às 15h15 de segunda-feira, em um voo comum da companhia Boliviana de Aviación até Santa Cruz de la Sierra... na Bolívia, embarcou no voo fretado da Lamia, rumo a Medellín que consumiría todo seu combustível (CRÍTICO)...seus 3000 quilômetros de autonomia...
Quase a mesma distancia entre Santa Cruz de la Sierra e Medellin na Colombia... 
Pelo fato de não ter reportado a emergência e sim pane elétrica, o controle de vôo de Medellin teria priorizado a outra aeronave, ficando a que se acidentou, em situação difícil, possível PANE SECA (pouco combustível pois além do mau tempo, região muito acidentada geograficamente)  a aeronave BAe 146 acidentada teria que ficar orbitando ( fazendo voltas para esperar) o aeroporto de Medellin até ser autorizada para pouso... Isto é apenas interpretação, nada oficial até que seja tudo apurado oficialmente pelas autoridades aeronáuticas. ( Caixas pretas, sobreviventes, controladores, instrumentos, da aeronave etc)



Lamia, a companhia aérea que transportava a Chapecoense

Empresa boliviana é especialista em transporte de times de futebol


A companhia aérea, à qual pertence o avião fretado que caiu na Colômbia com jogadores e comissão técnica da Chapecoense, oferece voos não regulares e começou a operar a partir do aeroporto Alberto Carnevali, em Mérida; em 2014, pediu uma licença para operar na Bolívia como “operador de pequeno porte”, segundo consta no Certificado de Operação Aérea daquele país. Nos últimos dois anos, sua especialidade vinha sendo o transporte, em voos fretados, de times de futebol sul-americanos e da própria Bolívia.
Sua frota se resume a dois aviões British-Aerospace BAE-Avro 146, com quatro turbinas e capacidade para 90 passageiros. Eles foram adquiridos em fevereiro e março de 2014 já com “idade” de 16,6 e 17,6 anos. A BAE deixou de produzir o modelo em 2001.
A Lamia já transportou vários times de futebol latino-americanos, devido ao seu custo baixo e à flexibilidade de voos fretados. Segundo registra o seu site oficial, “a Lamia Corporation tem como atividades principais a prestação de serviços aéreos comerciais, transportes aéreos não regulares de passageiros, correspondência e carga, tanto nacional quanto internacional, para instituições corporativas, particulares e governamentais e aeronáuticas, com a utilização de aviões e helicópteros de tipo e configuração aprovados pela autoridade aeronáutica da Bolívia”.
O voo que levava o time brasileiro partiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, porque a operação dele a partir do Brasil havia sido proibida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em nota, a agência afirmou que a Lamia solicitou autorização de voo para o transporte do time para partir para a Colômbia na segunda-feira. "O pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada", destacou a nota. "Complementando a negativa do pedido, a ANAC informou ao solicitante do voo que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor", complementou a agência.

Jogadores:







Danilo e Alan Ruschel momentos antes do acidente. Danilo morreu

SnapChat/Reprodução
Danilo e Alan Ruschel momentos antes do acidente. Danilo morreu

1. Danilo (goleiro)
2. Gimenez (lateral)
3. Bruno Rangel (atacante)
4. Marcelo (zagueiro)
5. Lucas Gomes (atacante)
6. Sergio Manoel (meio-campista)
7. Filipe Machado (zagueiro)
8. Matheus Biteco (meio-campista)
9. Cleber Santana (meio-campista)
10. Alan Ruschel (lateral - sobrevivente)
11. William Thiego (zagueiro)
12. Tiaguinho (meio-campista)
13. Neto (zagueiro - sobrevivente)
14. Josimar (meio-campista)
15. Dener Assunção (lateral)
16. Gil (meio-campista)
17. Ananias (atacante)
18. Kempes (atacante)
19. Follmann (goleiro - sobrevivente)
20. Arthur Maia (meio-campista)
21. Mateus Caramelo (lateral)
22. Aílton Canela (atacante)

Demais convocados e comissão técnica

23. Caio Júnior (técnico)
24. Eduardo de Castro Filho, o Duca (auxiliar técnico)
25. Luiz Grohs, o Pipe (analista de desempenho)
26. Anderson Paixão (preparador físico)
27. Anderson Martins, o Boião (preparador de goleiros)
28. Dr. Marcio Koury (médico)
29. Rafael Gobbato (fisioterapeuta)
30. Cocada
31. Sergio de Jesus, o Serginho
32. Adriano
33. Cleberson Silva
34. Mauro Stumpf, o Maurinho (vice-presidente de futebol)
35. Eduardo Preuss, o Cadu Gaúcho (diretor)
36. Chinho di Domenico (supervisor)
37. Sandro Pallaoro
38. Cezinha
39. Gilberto Pace Thomas, o Giba (assessor de imprensa)

Diretoria

40. Nilson Folle Júnior
41. Decio Burtet Filho
42. Edir de Marco (diretor)
43. Ricardo Porto (diretor)
44. Mauro dal Bello (diretor)
45. Jandir Bordignon (diretor)
46. Dávi Barela Dávi (empresário)

Convidado

47. Delfim Peixoto Filho (vice-presidente da CBF e presidente da Federação Catarinense)

Imprensa

48. Victorino Chermont (Fox Sports)
49. Rodrigo Santana Gonçalves (Fox Sports)
50. Deva Pascovich (Fox Sports)
51. Lilacio Júnior (Fox Sports)
52. Paulo Julio Clement (Fox Sports)
53. Mario Sergio Pontes de Paiva (Fox Sports e ex-jogador)
54. Ivan Agnoletto (rádio rádio Super Condá)
55. Guilher Marques (Globo)
56. Ari de Araújo Júnior (Globo)
57. Guilherme Laars (Globo)
58. Giovane Klein (repórter da RBS TV de Chapecó)
59. Bruno Mauro da Silva (técnico da RBS TV de Florianópolis)
60. Djalma Araújo Neto (cinegrafista da RBS TV de Florianópolis)
61. Adré Podiacki (repórter do Diário Catarinense)
62. Laion Espindula (repórter do Globo Esporte)
63. Rafael Henzel (rádio Oeste Capital - sobrevivente)
64. Renan Agnolin (rádio Oeste Capital)
65. Fernando Schardong (rádio Chapecó)
66. Edson Ebeliny (rádio Super Condá)
67. Gelson Galiotto (rádio Super Condá)
68. Douglas Dorneles (rádio Chapecó)
69. Jacir Biavatti (comentarista RIC TV e Vang FM)

Tripulação

70. Miguel Quiroga (piloto)
71. Ovar Goytia
72. Sisy Arias
73. Romel Vacaflores (assistente de voo)
74. Ximena Suarez (aeromoça - sobrevivente)
75. Alex Quispe
76. Gustavo Encina
77. Erwin Tumiri (técnico da aeronave - sobrevivente)
78. Angel Lugo
A Chapecoense jogaria a final de uma competição internacional pela primeira vez na sua história.


Solidários, clubes prometem emprestar jogadores para reerguer a Chapecoense..,


Times da Série A falam em imunidade contra rebaixamento para o clube de Chapecó

Atlético Nacional pede à Conmebol que entregue o título da Sul-Americana ao adversário

“Vamo verdão! Vamo verdão! Vamo ser campeão! “







Chapecoense Marlone (Foto: Reprodução/Instagram)
thiago silva lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução)Thiago Silva
valdívia lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução)Valdívia

sergio ramos lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução Twitter)

luis figo lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução Twitter)
rooney lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução Twitter)
felipe anderson lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução Twitter)
adriano imperador lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução)Adriano Imperador (Foto: Reprodução)
ROBINHO LAMENTA acidente da chapecoense (Foto: Reprodução Twitter)
fernandinho lamenta acidente da chapecoense (Foto: Reprodução)


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ALERTA MAXIMO...ESTES 10 PROBLEMAS SÃO CAUSADOS PELO MICRO-ONDAS, E VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABE!



Forno de micro-ondas destrói os nutrientes da comida?


Os seres humanos são os únicos animais no planeta que consomem alimentos fora do seu estado natural, submetendo-os ao calor e destruindo, muitas vezes, completamente o valor nutricional deles.

Imagem relacionada
O uso de micro-ondas é o maior exemplo disso.

Ademais, a quantidade de alimentos embalados e processados ​​que os seres humanos compram e consomem anualmente é alarmante.

É por isso que, hoje em dia, um número crescente de pessoas está tentando encontrar a resposta para uma dúvida: o aparelho de micro-ondas é conveniente pela comodidade e baixo risco ou ele é uma grave ameaça em termos biológicos e nutricionais?

Imagem relacionada

Vamos esclarecer essas dúvidas agora.

Um estudo realizado em 2003, na Espanha, provou que os legumes e frutas cozidos em um forno de micro-ondas perdem uma percentagem de 97% das substâncias que contribuem para a redução da incidência de doenças coronárias.

Estudo publicado por Raum & Zelt em 1992 afirma:

“As micro-ondas produzidas artificialmente, incluindo as dos fornos, são produzidas a partir de corrente alternada e forçam um bilhão ou mais inversões de polaridade por segundo em cada molécula de alimentos que atingem. A produção de moléculas anormais é inevitável”. ”

Imagem relacionada

Dra. Lita Lee, em seu livro “Efeitos da radiação de micro-ondas na saúde”, afirma que esse tipo de forno prejudica o alimento e sua radiação torna substâncias cozidas em perigoso produtos tóxicos e cancerígenos.

Segundo a dra. Lee, mudanças são observadas nas análises bioquímicas do sangue e nas taxas de certas doenças entre os consumidores de alimentos preparados no micro-ondas.

Estudo realizado em 1991 pelo suíço Hans Ulrich Doctor Hertel, feito juntamente com o dr. Bernard H. Blanc, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia e pelo Instituto Universitário de Bioquímica, mostrou que cozinhar ou aquecer alimentos nesse aparelho apresenta riscos muito maiores para a saúde do que o tradicionalmente cozimento (fogão).

Além disso, o estudo mostrou que as pessoas que comiam alimentos preparados no micro-ondas tiveram uma mudança no sangue, com perda de hemoglobina e linfócitos, o que pode causar deterioração no organismo.



Entre o que essas pesquisas descobriram, podemos destacar:

– Leite e cereais aquecidos no micro-ondas tiveram alguns de seus aminoácidos convertidos em carcinógenos (causadores de câncer).

– Frutas descongeladas no aparelho tiveram seus glicosídeos e galactose convertidos em substâncias cancerígenas.

– Nas carnes preparadas no micro-ondas, houve a formação de d-nitrosodienthanolaminas, um carcinógeno conhecido.

– Mesmo com a exposição extremamente curta de vegetais crus, cozidos ou congelados, houve a conversão dos seus alcaloides em carcinógenos.



– O calor do micro-ondas produziu nos vegetais vários tipos de danos em muitas de suas substâncias, tais como alcalóides, glicosídeos e galactosídeos.

– Total perda da biodisponibilidade de vitamina C, E, vitaminas do complexo B e minerais essenciais em todos os alimentos testados.

Investigadores russos também relataram uma acentuada degradação estrutural que conduz a uma diminuição de nutrientes de 60% a 90% em todos os alimentos testados.

O resumo do que constataram todas essas pesquisas sobre o micro-ondas pode ser transformado em motivos para você não usar o aparelho:

1. Maior taxa de distúrbios digestivos nos consumidores.

2. Aumento de casos de câncer de estômago e intestino.

3. Aumento na formação de células de câncer no sangue.

4. Distúrbios linfáticos que levam à diminuição da capacidade de impedir certos tipos de câncer.

5. Diminuição significativa no valor nutricional de todos os alimentos.

6. Aceleração da desintegração estrutural em todos os alimentos.

7. Perda de 60-90% do conteúdo de energia vital de todos os alimentos.

8. Redução do processo de integração metabólica de alcaloides, glicosídeos e galatosídeos e nitrilosides.

9. Destruição do valor nutritivo das carnes.

10. Diminuição da biodisponibilidade, que é a capacidade do organismo de utilizar o alimento, de vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, minerais essenciais e lipotrópicos em todos os alimentos.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico

CONTROVÉRCIAS? HA SIM...



O forno de micro-ondas tem uma reputação meio ruim por causa de seus efeitos nos nutrientes. Cozinhar e aquecer alimentos por qualquer método pode resultar em alguma degradação de nutrientes. Por exemplo, as vitaminas C e B12 degradam rapidamente quando a comida é aquecida. Contudo, outros nutrientes podem se beneficiar com o aumento na temperatura. Por exemplo, os carotenoides, os antioxidantes encontrados em frutas e verduras coloridos como cenouras e tomates, aumentam quando as proteínas que os prendem se quebram durante o aquecimento, disse Guy Crosby, editor de ciências do programa de culinária "America's Test Kitchen" e professor da Faculdade de Saúde Pública T.H. Chan School, da Universidade Harvard.

O periódico "Harvard Health Letter" concluiu recentemente que o uso do forno de micro-ondas pode ser preferível a outros métodos de aquecer alimentos. "Como o tempo de cozimento das micro-ondas é menor, cozinhar com um forno de micro-ondas é melhor para preservar a vitamina C e outros nutrientes que se perdem com o aquecimento. O método de cozimento que melhor retém os nutrientes é o que cozinha rapidamente, aquece alimentos por períodos de tempo menores e utiliza o mínimo possível de líquido.

Imagem relacionada
 Usar micro-ondas atende a esses critérios. Empregar esse forno com uma pequena quantidade de água cozinha a comida de dentro para fora, o que mantém mais vitaminas e minerais do que quase qualquer outro método de cozimento."

Contudo, Ashim Datta, professor de Engenharia de Alimentos da Universidade Cornell, alertou para o fato de que, como as micro-ondas aquecem alimentos de forma desigual, os nutrientes apresentavam maior probabilidade de serem degradados em lugares que ficaram extremamente quentes. Em alguns casos, segundo Datta, o uso do aparelho pode levar a uma maior degradação do que outros métodos de cozimento.

Resultado de imagem para PERIGO MICROONDAS FOTOS

Para ajudar a evitar tais problemas, coloque uma tampa sobre o alimento no forno de micro-ondas para reter a umidade e mantenha a potência relativamente baixa para garantir que a comida seja cozida rapidamente, mas não superaquecida, disse Rebecca Solomon, diretora de Nutrição Clínica do hospital nova-iorquino Mount Sinai Beth Israel.

DESTRUA VERRUGAS, ACNE, ESPINHAS, CICATRIZES E MANCHAS DE IDADE DE FORMA COMPLETAMENTE NATURAL!

DESTRUA VERRUGAS, ACNE, ESPINHAS, CICATRIZES E MANCHAS DE IDADE DE FORMA COMPLETAMENTE NATURAL!


Um verdadeiro limpador de peles.
É assim que podemos definir o remédio que você aprenderá neste post.
Ele elimina furúnculos, cistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, acne, espinhas insistentes, manchas, cicatrizes…
Resultado de imagem para inhame japones

E tudo isso com basicamente dois ingredientes.
Você duvida?
Experimente e depois comente, OK?
E aproveite este barato tratamento caseiro.
Sua pele vai agradecer!
Aprenda:
A RECEITA E O MODO DE USAR
Rale 1 inhame japonês (o da foto abaixo), rale um pouco de gengibre e faça uma pastinha.
Imagem relacionada


Descasque e rale na parte mais fina do ralador uma quantidade de inhame paulista ou japonês (o da foto abaixo) suficiente para cobrir a área afetada.
Rale também o gengibre com a casca.
É uma parte de gengibre para dez de inhame.
Misture tudo com qualquer farinha, só para dar liga.
A pasta deve ficar bem úmida.
Aplique-a sobre a região, cubra com gaze ou outro paninho fino, nunca com plástico ou material sintético.
Em algumas horas, a pasta seca; retire com água morna e coloque um novo.
Às vezes o inhame pinica, ou coça, por conter muitos cristais de ácido oxálico.
Isso acontece esporadicamente, depende de fatores como safra ou local do plantio.
Nesse caso passe azeite ou óleo na pele antes de colocar o emplastro; a gordura neutraliza a pinicação.
No rosto, você passa antes de dormir, sem farinha e sem cobrir com gaze.
Bastar passar com um pincel ou espalhar levemente com os dedos.
E, neste caso, só use inhame que não pinica ou coça na pele.
Quando for descascar o inhame, você saberá se ele é bom ou não para a pele.
Deixar 30 minutos.
Enxaguar muito bem.
Se usar todos os dias, a pele ficará limpa e lisinha.
Imagem relacionada

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.



DICAS PARA TER UMA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL ' ACREDITE'...

Papel – Para o consumo de papel, prefira o reciclado, que consome de 70% a 90% menos energia que o comum, além de poupar nossas florestas.

Imagem relacionada

Com pequenas mudanças, podemos fazer muito pelo nosso futuro.

Produtos de limpeza – O primeiro passo para adquirir uma vida mais sustentável pode ser dado em sua própria casa, na escolha dos produtos de limpeza que você utiliza. Alternativas caseiras como sódio, limão e vinagre podem substituir os produtos de limpeza tradicionais, que muitas vezes são tóxicos para o meio ambiente. Se optar por comprar em vez de fabricar o seu, escolha os que são biodegradáveis e evite os que possuem fosfato na composição.
Resultado de imagem para DICAS SUSTENTÁVEIS FOTOS

Sacolas plásticas – O plástico mata milhares de animais por ano, além de poluir o meio ambiente. O papel, apesar de biodegradável, possui desvantagens ambientais e econômicas em sua fabricação, por isso escolha sacolas de pano ou retornáveis para fazer o transporte de suas compras.



Garrafas plásticas – Reutilize garrafas plásticas quando estas não puderem ser substituídas ou escolha squeezes e canecas para matar a sede. Além de sair mais barato, você evita o descarte no meio ambiente. Para os outros produtos que contenham plástico, escolha os de embalagens maiores e de preferência com refil; embalagem pequena é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais.

Economia de energia – E istem diversas maneiras de poupar energia dentro de casa, uma delas é utilizar uma garrafa térmica com água gelada e cubos de gelo; esta opção evita o abre-fecha da geladeira e fornecerá água gelada para um dia inteiro. Quando for cozinhar, retire todos os ingredientes da geladeira de uma só vez.

Eletrodomésticos – Mantenha a geladeira longe do fogão, pois, com o calor, a geladeira precisa consumir mais energia para compensar o aumento da temperatura. Descongele sua geladeira ou freezer antigos, pois o excesso de gelo faz com que circule menos ar frio no aparelho, sendo necessário maior gasto energético para compensar, ou considere trocar de aparelho. Os eletrodomésticos novos consomem até metade da energia, comparado aos modelos antigos.

Lâmpadas – Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam 60% menos energia. Retire os aparelhos da tomada em vez de deixar em standby, pois este modo consome de 15% a 40% de energia, mesmo estando desligado.

Computador – Participe de ações virtuais. A internet é uma boa arma para conscientização e mobilização das pessoas. Faça reuniões de trabalho por videoconferência para encontros de quinze minutos em vez de presenciais. Você evita o trânsito, a emissão de gás carbônico, o estresse além de economizar dinheiro e poupar o meio ambiente. Desligue o computador se ficar mais de duas horas sem utilizá-lo e o monitor por 15 minutos. O maior responsável pelo consumo energético do computador é o monitor, os de LCD são mais econômicos.

Ar-condicionado – Desligue o ar-condicionado a uma hora do fim do expediente; a economia de 12,5% diária representará o equivalente a quase um mês de economia no fim do ano. Faça a manutenção do seu equipamento; um ar condicionado sujo representa 158 kg de CO2 a mais na atmosfera por ano. O ventilador de teto consome 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também pode ser uma boa opção, para isso regule o ar-condicionado no mínimo e ligue o ventilador.

Lavando roupa – Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas e pendure-as no varal em vez de usar a secadora. Deste modo as roupas ficarão menos amassadas, poupando energia e trabalho na hora de passar. Para lavar a louça ou a roupa, procure usar água morna ou fria e utilize as máquinas quando estiverem cheias; se não for possível, use a metade da capacidade e selecione o modo de menor consumo. Escolha eletrodomésticos com melhor eficiência energética. Os aparelhos nacionais possuem o selo Procel e os importados o selo Energy Star.


Imagem relacionada



Água – Não é muito difícil economizar água em nossas atividades diárias. Basta fechar a torneira enquanto escova os dentes, reduzir alguns minutos do banho, de preferência de chuveiro, em vez de banheira, que consome até quatro vezes mais energia e água; não permitir que as crianças brinquem com água; instalar válvulas na descarga para regular a quantidade de água liberada e, nos hotéis, opte por trocar lençóis e toalhas a cada três dias.

Cozinha – Para manter uma cozinha ecologicamente correta, o primeiro passo é manter a despensa e a geladeira organizadas. Isso contribui para um melhor planejamento da lista de compras, evitando gastos desnecessários, desperdício de alimentos e de energia. Faça farinha de rosca com pães velhos e salada com as frutas não muito frescas em vez de dispensá-las.

Tampe suas panelas enquanto cozinha e aproveite mais o calor. Prefira cozinhar na panela de pressão. Além de ser mais rápido, você economiza 70% de gás. Cozinhe em fogo brando, pois, por mais que você aumente o fogo, sua comida não cozinhará mais depressa porque a água não ultrapassa 100 ºC em uma panela comum. Coma menos carne vermelha. A criação de bovinos é uma das maiores emissoras de gases de efeito estufa, além de demandar grande quantidade de água em sua produção. Escolha alimentos frescos em vez de congelados e enlatados.

A comida congelada é mais cara e consome mais energia ao ser produzida e os enlatados geram mais resíduos. Evite pedir comida para viagem, economizando as embalagens utilizadas. Compre produtos orgânicos e incentive o comércio para que os preços caiam. Estes alimentos respeitam os ciclos de vida dos animais, vegetais e do solo e não contaminam o meio ambiente, além de serem muito mais saudáveis. Frequente restaurante que estimulam este tipo de alimentação.

Lixo – Faça compostagem do material orgânico que sobrar, reduzindo o lixo dos aterros sanitários e a emissão de metano na atmosfera. Além de reduzir o problema, você terá um jardim bonito e saudável. Faça coleta seletiva dos materiais reciclados e, se não houver este serviço em seu bairro, procure um posto de coleta. O óleo de cozinha costuma ser jogado na pia, mas cada litro de óleo chega a poluir um milhão de litros de água. Existem pontos de coleta específicos somente para o recolhimento desse material.

Pilhas – Use somente baterias e pilhas recarregáveis, em vez de pilhas comuns. Não troque de celular se ele ainda estiver em pleno funcionamento. As peças do aparelho usam derivados de petróleo e metais pesados na bateria.


Resultado de imagem para DICAS SUSTENTÁVEIS FOTOS

Consumo consciente – Ser sustentável no caso do consumo não significa que estamos proibidos de fazer compras, mas que podemos optar por produtos mais duráveis, verificar se são ecológicos e quais os impactos de seu descarte.

Transporte – Ao comprar um carro, por exemplo, escolha o modelo mais ecológico, que emita menos poluente, como o flex ou os carros movidos a etanol. Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana-de-açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Mantenha o carro regulado, ande mais de transporte coletivo, ofereça carona e ande mais a pé ou de bicicleta.


Resultado de imagem para DICAS SUSTENTÁVEIS FOTOS

Meio ambiente – Tenha responsabilidade ambiental, plante uma árvore em seu bairro, proteja uma floresta, regue as plantas à noite ou pela manhã bem cedo, assim você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos, que podem agredir suas plantas; informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata e considere o impacto de seus investimentos.

Essas dicas são muito simples de serem praticadas, basta atentarmos a elas e nos esforçar um pouco para fazermos diferença no futuro do planeta.

Fonte: Ciclo Vivo (texto adaptado)