sexta-feira, 1 de julho de 2016

O Sol anda muito calmo — e cientistas acham que vem uma Era do Gelo por aí...

Nós aqui do Mega Curioso já postamos diversas matérias a respeito do ciclo solar, quase sempre para falar sobre ejeções de plasma,supererupções e tempestades assustadoras. Entretanto, durante o mês de junho, o Sol simplesmente deixou de apresentar qualqueratividade em duas ocasiões, uma no início do mês, quando sua superfície permaneceu totalmente livre de manchas solares por quatro dias, e a outra agora, no final de junho.
De acordo com o pessoal do portal Astronomy Now, o último período de inatividade longo desse jeito aconteceu em 2011, e tudo indica que o Sol pode estar entrando no que os astrônomos chamam de “mínimo solar”.
Publicidade

Ciclo solar

O ciclo solar, como você deve saber, tem duração de, em média, 11 anos, e os períodos de maior e menor atividade são conhecidos como máximo e mínimo solar, respectivamente. Durante a fase mais ativa, o normal é que surja um número elevado de manchas na superfície da estrela — e, evidentemente, elas se diminuem nas fases mais calmas, e a fotosfera se torna estável.
Máximos e mínimos são normais e fazem parte do Ciclo Solar
Com o início do mínimo solar, o Sol ficará tranquilinho e livre de manchas durante dias, semanas e, depois, por meses inteiros, e o ápice dessa fase deve acontecer por volta dos anos 2019 e 2020. Todo esse processo é normal e vem sendo registrado detalhadamente desde 1755, o que significa que estamos em pleno Ciclo 24. E o que tudo isso tem a ver com a possibilidade de que uma Era do Gelo chegue por aí?

Frioooo

Segundo o Astronomy Now, o máximo solar do atual ciclo aconteceu em abril do ano passado — e ele chamou bastante a atenção dos astrônomos por apresentar uma atividade bem abaixo da esperada. Na verdade, os cientistas notaram que essa fase teve o menor número de manchas solares desde que os ciclos começaram a ser registrados, lá no século 18.
Olha o Sol, completamente sem manchinhas
Isso, de acordo com os especialistas, pode indicar que nós podemos estar prestes a entrar em uma mini Era do Gelo — ainda bem que é só mini! Conforme explicaram, da última vez que a nossa estrela apresentou um período de inatividade tão pronunciado, teve origem aqui na Terra o que ficou conhecido como “Mínimo de Maunder”.
Esse período — que aconteceu entre 1645 e 1715, ou seja, antes de os ciclos solares começarem a ser registrados de forma detalhada — foi marcado por temperaturas abaixo da média. Nessa época, a Europa e a América do Norte enfrentaram invernos extremamente rigorosos, com as menores temperaturas dos últimos 500 anos, e o rio Tâmisa, que atravessa a cidade de Londres, chegou a congelar e se tornar palco de feiras e mercados de rua, por exemplo.
Pintura de Abraham Hondius (1677) mostrando o Rio Tâmisa congelado
Desta vez, se a mini Era do Gelo realmente chegar, é esperado que ela ocorra por volta dos anos de 2030 e 2040. Porém, não é só o frio que é aguardado — com pouco entusiasmo, diga-se de passagem! De acordo com os cientistas, durante os mínimos solares, os ventos solares diminuem e o campo magnético da nossa estrela se torna mais fraco, deixando os astronautas mais vulneráveis aos raios cósmicos.
Além disso, nesse período, a radiação ultravioleta extrema emitida pelo Sol cai, fazendo com que as camadas mais superiores da nossa atmosfera se resfriem e contraiam. Por um lado, isso pode melhorar a estabilidade de satélites em órbita — o que é bom. Contudo, o lixo espacial também tende a se acumular mais ao redor do planeta, tornando o espaço próximo à Terra um local mais perigoso para os astronautas.

Seria este o esqueleto do famoso Monstro do Lago Ness?

Você é daquelas pessoas que querem acreditar? Você costuma ler matérias sobre fantasmas, assombrações e seres fantásticos? Ou você está do outro lado da moeda, só tentando desmistificar essas teorias malucas? Aqui vai mais uma história bizarra:
Caso alguém tenha perdido, nesta semana nós mostramos um fazendeiro que afirmou ter capturado o chupa-cabra. Pois é, agora temos um grupo que diz que o esqueleto encontrado nas margens do famoso Lago Ness, na Escócia, pertence a ele: o Monstro do Lago Ness.

Publicidade

Que animal é este?Embora muitos achem que os restos mortais foram produzidos por algum engraçadinho e outros apostem que seja o corpo de uma girafa, ainda tem pessoas esperançosas que votam no nosso monstrinho fantasioso.E vocês? O que acham?
Embora muitos achem que os restos mortais foram produzidos por algum engraçadinho e outros apostem que seja o corpo de uma girafa, ainda tem pessoas esperançosas que votam no nosso monstrinho fantasioso.

E vocês? O que acham?



quinta-feira, 30 de junho de 2016

Você consegue encontrar o fantasma nesta foto de 1900? Entre para que você veja como...



Você é daqueles que gostam de histórias sobre assombrações, fotos e vídeos que supostamente mostrariam fantasmas, além de mistérios envolvendo coisas de outro mundo, esta matéria é para você!
Está rolando por aí uma fotografia que mostra 15 jovens que trabalhavam em uma fábrica em Belfast, capital da Irlanda do Norte. Até aí, tudo normal: mais um registro histórico interessante para a atualidade.
Publicidade
Porém, alguém reparou que existia algo de estranho no retrato. Observe com calma:
Operárias

Não viu nada? A gente ajuda:

O que é isso aí?

De quem seria esta mão??? Veja mais de perto:

Quem é o dono desta mão?
Bizarro, né? Qual é o seu palpite para esta imagem? Farsa ou mistério?

Coincidências...13 pessoas que possuem um relacionamento sério com o azar...











1. O azar é tão traiçoeiro que é capaz de iludir o seu papel higiênico dizendo que ele daria um ótimo lenço umedecido
(Reprodução/eBaum’s World)

2. E te provar, logo no café da manhã, que ter a faca e o queijo na mão, às vezes, não significa nada 

(Reprodução/Whiskey Riff)
Publicidade

3. Ele escolhe pessoas de todas as idades para levar ao mundo a sua mensagem de destruição e desgraça

(Reprodução/Giphy)

4. E tempera ovo frito com exorbitantes pitadas de destempero 

(Reprodução/OffBeat)

5. É nessas horas que você percebe que poderia arrumar treta com algum frentista

(Reprodução/eBaum’s World)

6. Virar notícia no Balanço Geral e ser qualificado como “o motorista desgovernado”

(Reprodução/ThugLifer)

7. Ou ter seu carro eleito como o toalete de passarinhos apurados

(Reprodução/Imgur)

8. Na firma, a falta de sorte pode fazer com que você seja vítima de um acidente de trabalho 

(Reprodução/Whiskey Riff)

9. Ou te transformar em mais um número na estatística de desempregados 

(Reprodução/Imgur)

9. Em casa, ela pode carimbar o seu notebook com uma calórica camada de Nutella

(Reprodução/eBaum’s World)

10. E, nos casos mais extremos, até fazer das suas pernas um verdadeiro lustre humano 

(Reprodução/OffBeat)

11. Portanto, quando o desânimo ameaçar invadir a sua santa paz, lembre-se: pelo menos você não está devendo grana para um gameshow transmitido em rede nacional

(Reprodução/OffBeat)

12. Nem preso na montanha-russa de um parque que era para ser de diversões

(Reprodução/ThugLifer)

13. Se ainda assim não houver outra forma de se livrar do mau agouro, faça como esta senhora centenária: ria! Faz bem para a pele e para a alma

(Reprodução/Giphy)

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Assustador...Nova teoria sobre o “silêncio” dos aliens: todos estão mortos no Universo...

Os cientistas estão mesmo empenhados em encontrar uma resposta ao fato de que, apesar de existirem zilhões de planetas no Universo— dos quais quase 9 bilhões são potencialmente habitáveis só na nossa galáxia —, nós ainda não conseguimos estabelecer nenhum contato (confirmado) com civilizações extraterrestres!
Há alguns dias, inclusive falamos aqui no Mega Curioso sobre um estudo recente a respeito desse tema. Pesquisadores da Universidade Cornell, nos EUA, propuseram, basicamente, que não obtivemos qualquer resposta dos sinais que enviamos ao espaço porque esses sinais não chegaram longe o suficiente em nossa galáxia e, portanto, ainda não atingiram nenhuma civilização alienígena. Agora, outro grupo de cientistas sugeriu um cenário bem mais funesto.
Publicidade
Necrópole universal
De acordo com Joshua A. Krisch, do portal Vocativ, uma dupla de pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália propõe que o padrão da vida no cosmos é que ela não exista por um período de tempo muito longo e entre em extinção — o que, em outras palavras, significa que o Universo está repleto de alienígenas mortos e, por isso, não conseguimos estabelecer contato com ninguém até agora.
A culpa é da evolução...
Aliás, segundo os cientistas, os aliens sequer conseguiram viver tempo suficiente para evoluir até se tornarem organismos multicelulares — que dirá a ponto poder desenvolver tecnologias de comunicação ou de viagens pelo cosmos. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores se basearam em um conceito conhecido como Hipótese de Gaia, mais precisamente na ideia de que seres unicelulares são responsáveis por regular seus planetas e torná-los habitáveis.
A Terra, por exemplo, nos primórdios de sua existência, contou com a ação de microrganismos unicelulares que a transformaram em um planeta estável e estabeleceram a base para o desenvolvimento de formas de vida mais complexas bilhões de anos mais tarde. Assim, caso esses seres unicelulares tivessem demorado para em entrar em cena, o destino do nosso mundo poderia ter sido bem diferente — e ele seria semelhante a Vênus ou Marte agora.

Cosmos sombrio...

Os cientistas acreditam que pode ser extremamente raro que formas de vida unicelulares surjam nos planetas a tempo de poder torná-los estáveis, mesmo quando esses astros se encontram nas zonas habitáveis de suas estrelas.
Os planetas acabam não se tornando habitáveis...
Isso quer dizer que, ainda que um organismo se origine em um mundo alienígena, ele dificilmente evoluirá rápido o suficiente para regular os gases de efeito estufa presentes na atmosfera e, assim, manter as temperaturas da superfície compatíveis com a existência de água na sua forma líquida.
Sendo assim, nós, terráqueos, não conseguimos estabelecer contato com civilizações extraterrestres até agora porque a maioria dos aliens morreu antes de poder evoluir e transformar seus planetas em ambientes estáveis e propícios para o desenvolvimento de formas complexas de vida.

Novidades...Mais uma ótima receita para emagrecer. E, além de facilitar a eliminação dos quilinhos extras, esta receita faz muito bem à saúde.

Mais uma ótima receita para emagrecer.
E, além de facilitar a eliminação dos quilinhos extras, esta receita faz muito bem à saúde.
Ela desintoxica o organismo, ajuda a controlar o colesterol e a normalizar a glicose.
É excelente para o sistema cardiovascular.
A chia e a linhaça são riquíssimas em cálcio, fósforo, ômega 3, magnésio e fibra.
Sementes De Chia | 1 Kg

O farelo de aveia também é rico em fibra e, junto com essas sementes, dá uma sensação de saciedade que afasta a fome.


A maçã é rica em pectina, excelente para o intestino, em potássio e nas vitaminas A, B e C.
O iogurte garante a proteína da refeição.
A estratégia é a seguinte: você vai substituir o café da manhã e o jantar por essa vitamina.
E vai começar a perder peso em poucos dias e, o melhor, não ficará com carência de minerais, proteína e vitaminas.
Eis a receita:

vitamina_que_emagrece_-_novo_-_edit.jpg


INGREDIENTES
200 mL de iogurte desnatado
(Não use leite.
O iogurte é rico em lactobacilos que vão melhorar a flora intestinal e ajudar no processo de emagrecimento.
Se quiser, use leite de gergelim - receita AQUI).
1 maçã com casca
(De preferência, maçã orgânica.
Se não for, lave esfregando muito bem a casca dela com água e sabão neutro biodegradável - uma marca boa é o sabão de coco Ruth.
E depois faça este tratamento AQUI de eliminação de agrotóxicos.)
1 colher (chá) de chia.
1 colher (chá) de farelo de aveia.
1 colher (sopa) rasa de linhaça.
Canela em pó a gosto (só se você não for hipertenso).
Adoçante estévia a gosto (procure uma marca que só tenha estévia pura, sem nenhuma mistura; se não encontrar, dá para beber sem usar adoçante).
MODO DE PREPARO
Bata muito bem os ingredientes no liquidificador, até a bebida ficar homogênea.
Depois de pronta, coloque um pouco de canela em pó na vitamina.
Tome imediatamente após o preparo.
E como dissemos no início: esta vitamina, para funcionar e emagrecer, deve substituir o café da manhã e o jantar.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.