segunda-feira, 9 de maio de 2016

Você sabia? Veja e Saiba como...Á 14 mil anos, os europeus eram negros e tinham olhos azuis.

Há 14 mil anos, os europeus eram negros e tinham olhos azuis. Esta é uma das conclusões de um estudo feito por cientistas de diversos países europeus, que analisaram o DNA de 51 euro-asiáticos. A amostra é dez vezes maior que qualquer estudo feito anteriormente e envolve humanos modernos e os mais antigos registos de caçadores-coletores que viveram antes da revolução neolítica, há 45 mil anos, evento que caracteriza a mudança do Período Paleolítico para o Período Neolítico. 
De acordo com os resultados da pesquisa, os primeiros indivíduos com genes de pele clara só apareceram na Europa há cerca de 13 mil anos. De acordo com Manuel González Morales, professor da Universidade de Cantábria, na Espanha, a pele clara não se consolidou assim que surgiu entre os europeus e dependeu da chegada de agricultores do Oriente Médio para predominar entre as outras espécies. Portanto, até aproximadamente o ano 11 mil a.C., os europeus eram predominantemente humanos de pele escura.
Estudando as diversas raças que habitaram a Europa ao longo dos milênios, os pesquisadores descobriram que houve uma rotação muito grande entre elas. 


É uma história muito complexa, com muitos momentos em que a populações substituem outras, imigração em uma escala dramática e em um momento no qual o clima estava mudando de maneira radical”, explica David Reich, pesquisador e geneticista da Universidade de Harvard. De acordo com Reich, pelo menos, oito espécies humanas diferentes habitaram o continente nos últimos 43 mil anos.
Outra descoberta importante do estudo diz respeito à porcentagem de DNA que carregamos dos neandertais, espécie que precedeu o humano moderno (Homo sapiens). Analisando as populações que habitaram a Europa ao longo do milênio, os pesquisadores concluíram que os primeiros filhos gerados de cruzamentos entre neandertais e Homo sapiens já carregavam muito pouco do código genético da espécie extinta. Hoje, nosso DNA é apenas 2% semelhante ao dos neandertaishá 35 mil anos, a semelhança estava na casa dos 6%.
O vasto material pesquisado ainda está sendo estudado e os pesquisadores esperam chegar a novas conclusões em breve, adicionando mais alguns capítulos às longas disputas de território europeu.
*Com supervisão de Nathan Fernandes

Nenhum comentário: