quinta-feira, 10 de março de 2016

Já ouviu falar do Vórtice Toroidal? Fotos reais...






Você já ouviu falar sobre eles? O vórtice toroidal 


No mar, no céu e no fogo é possível ver vórtices toroidais. Você já ouviu falar sobre eles? O vórtice toroidal é um incrível e belo anel rotativo que pode ser feito de água, fumaça ou fagulhas. Estes vórtices são conhecidos por serem frequentemente feitos por animais marinhos, como baleias, golfinhos e belugas. As imagens são extraordinariamente bonitas.

O homem e a natureza também são capazes de formar um vórtice toroidal. Esse anel pode ser feito em vulcões e também em bombas atômicas.

O vórtice toroidal também recebe o nome de anel de vórtice. O anel é constituído por um tipo de fluido, que se apresenta em forma de auréolas rotativas. Como exemplos, podemos citar os anéis de fumaça ou as micro fagulhas.




O vórtice toroidal foi estudado pelo físico alemão, Hermann von Helmholtz. Ele queria entender o fenômeno matematicamente. Em 1867, Helmholtz publicou um artigo falando sobre as equações integrais hidrodinâmicos, que demonstram os anéis de fumaça dos vórtices.

Os mais lindos vórtices toroidais produzidos na natureza são aqueles feitos por golfinhos e baleias. O anel de vórtice nada mais é do que uma região de fluido em rotação, assumindo um fluxo toroidal. 



A rotação acontece em movimento circular de rosca. Nos animais, o fenômeno é feito com o ar soprado pela boca. O vórtice gira em torno de uma linha num eixo imaginário




Nenhum comentário: