quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Vamos acabar com as FALÁCIAS (chutes...questionamentos) Saber a origem dos Batistas, Presbiterianos, Metodistas e depois: Pentecostais.






A ORIGEM E OS INACEITÁVEIS ERROS BÍBLICOS DAS IGREJAS PROTESTANTES/REFORMADAS: Luterana, Anglicana, Presbiteriana e Metodista.

No século XVI, por volta de 1500 Dc, a igreja Católica Romana passou por uma crise interna que resultou na dissidência de quase metade de seus fiéis.



Essa dissidência foi chamada de "Reforma Protestante". Foi dessa reforma que surgiram as Igrejas Luterana, Presbiteriana, Anglicana e a Reformada da Holanda. Todas essas igrejas foram reformadas por padres ou com a ajuda de padres.



Os mesmos já não agüentavam tanta heresia e opressão que vinha do Catolicismo Romano. Certos absurdos como sacramentos, mariolatria, purgatório, adoração de santos e imagens e as indulgências, são perversões e erros tão graves, que mesmo um católico ecumenizado não pode suportar.



A ORIGEM DA IGREJA LUTERANA

“A igreja luterana matou e perseguiu os batistas na Alemanha e em todos os países que ela se tornou a igreja oficial do país. No ano de 1525 Dc Lutero ordenou a morte de mais de cem mil anabatistas no sul da Alemanha. Seu ódio aos batistas estava fundamentado no fato que estes, por obedecerem a Bíblia, nunca o aceitou como um servo de Deus.”

A primeira igreja protestante a surgir foi a Igreja Luterana. Esta igreja leva o nome e as características de seu fundador, Martinho Lutero. Lutero era um homem muito inteligente, porém agressivo. Não concordava com a venda de indulgências e outras heresias da igreja de Roma. Contudo nunca quis abandoná-la. Sua vontade era reformá-la.

Em 1512 Dc Lutero começou a pregar contra a salvação pelas obras. Fez muitas conferencias confirmando que o justo iria viver da fé. E nisso ele tinha razão. Em vários sermões ele condenou a prática da venda da indulgência. Em 31 de Outubro de 1517Dc ouviram-se fortes marteladas na porta da Igreja de Wittenberg. Era Lutero condenando o Papa Leão X e seus legados numa bula de 95 teses. Entre estas teses, algumas eram especialmente desafiadoras:

"Os pregadores de indulgências erram quando declaram que o perdão do Papa livra o pecador da penitencia e assegura-lhe perdão".

"Os que se julgam seguros da salvação pelas cartas do Papa, serão amaldiçoados eternamente , e na companhia de seus mestres.

"Por que o Papa não esvazia o purgatório pelo amor?"

Devido a essa bula Lutero foi excomungado pelo Papa em 1519DC. Mas, apoiado pelos imperadores regionais e pelo povo de muitas cidades alemãs, Lutero levou a afinco suas idéias. Ao meio de muita confusão e guerras ele conseguiu reformar a igreja católica na Alemanha em 1521Dc. Essa igreja foi chamada de Luterana.

Seus seguidores foram chamados de luteranos. Na Alemanha e em alguns outros países do norte europeu ela se tornou a religião oficial do pais. A maioria das igrejas católicas que existiam nesses países - contando os fiéis, prédios e padres - simplesmente se tornaram luteranos. Geralmente as freiras se casaram com ex-padres. O termo missa foi conservado. As formas litúrgicas de dirigir o a missa quase não mudou. O batismo infantil era uma lei que devia ser cumprida. A hierarquia continuava a mesma, sendo o primeiro chefe da igreja Luterana o próprio Lutero.

A igreja luterana matou e perseguiu os batistas na Alemanha e em todos os países que ela se tornou a igreja oficial do país. No ano de 1525Dc Lutero ordenou a morte de mais de cem mil anabatistas no sul da Alemanha. Seu ódio aos batistas estava fundamentado no fato que estes, por obedecerem a Bíblia, nunca o aceitou como um servo de Deus.



ORIGEM DA IGREJA ANGLICANA

“A Igreja Anglicana tornou-se tão intolerante para com os batistas como foi o catolicismo. No Pais de Gales havia um grande número de batistas e por causa da perseguição quase todos tiveram que fugir para a América. A perseguição dos anglicanos aos batistas durou até o ano de 1688. Grandes pastores como Tomas Hellys e John Bunyan fizeram história devido a perseguição que o anglicanismo lhes moveu.”

Em 1531 Dc, o rei da Inglaterra, Henrique VIII, queria se divorciar de sua esposa para se casar com outra mulher. O Papa não autorizou o feito. Essa recusa aborreceu o rei, e então ele, que chegou a ser inimigo da reforma proclamada de Lutero, reformou a Igreja Católica na Inglaterra. Essa nova Igreja foi chamada de Anglicana (ou Episcopal). No princípio a única coisa que diferia da Igreja Católica era o fato de não ter papa. Depois, com o passar do tempo, os anglicanos adotaram muitos princípios de Calvino.

Assim como os luteranos e os presbiterianos ela usa o erro do batismo infantil. Também possui uma hierarquia quase igual a do catolicismo. Devido as conquistas da Inglaterra sobre muitos países, essa igreja foi muito favorecida. Está representada em quase todos os países do mundo e é muito forte onde a Inglaterra mantém o seu controle. A igreja Anglicana tem muitas filhas. A mais conhecida em nosso país é a Igreja Metodista.



A Igreja Anglicana tornou-se tão intolerante para com os batistas como foi o catolicismo. No Pais de Gales havia um grande número de batistas e por causa da perseguição quase todos tiveram que fugir para a América. A perseguição dos anglicanos aos batistas durou até o ano de 1688Dc. Grandes pastores como Tomas Hellys e John Bunyan fizeram história devido a perseguição que o anglicanismo lhes moveu.


A ORIGEM DA IGREJA PRESBITERIANA

“Na cidade de Genebra Calvino impôs as suas ordenanças eclesiásticas. Eram leis extremamente rígidas e severas. Ali o evangelho não era pregado mas ordenado aos cidadãos. Proibiu as diversões, as festas, os enfeites, e, assim, aproveitou para eliminar vários humanistas e feiticeiros. Aqueles que criticavam seu governo eram considerados infratores e recebiam duros castigos, inclusive a morte na fogueira, assim, ele repetiu o anti-bíblico “modus operandi” dos católicos, luteranos e anglicanos e queimou inúmeros batistas. Sua igreja era tão santa que na hora de casar ele não quis uma membra de sua igreja. Casou-se com a viúva de um pastor batista. Calvino teve verdadeiro ódio pelos batistas, pois os mesmos não aceitarem sua igreja como sendo uma igreja biblicamente correta. Os batistas viam e vêem na igreja Presbiteriana alguns erros que não podiam e nem podem ser deixados de lado. O primeiro era e é o batismo infantil. O segundo, consistia dela ter se tornado uma religião do Estado. O terceiro foi a formação de uma hierarquia esquematizada em presbitérios. ”

A Igreja Presbiteriana foi fundado por João Calvino. Ele foi um grande teólogo no sentido teórico, porém, um péssimo executor no sentido prático. Assim como Lutero ele buscava uma reforma dentro da Católica. Não conseguindo acabou se rebelando, e, em 1541 Dc formou uma igreja na cidade de Genebra, Suíça. Essa igreja no princípio não tinha um nome definido, mas João Knox, um grande seguidor das idéias de Calvino, chamou-a de PRESBITERIANA.

Na cidade de Genebra Calvino impôs as suas ordenanças eclesiásticas. Eram leis extremamente rígidas e severas. Ali o evangelho não era pregado mas ordenado aos cidadãos. Proibiu as diversões, as festas, os enfeites, e, assim, aproveitou para eliminar vários humanistas e feiticeiros. Aqueles que criticavam seu governo eram considerados infratores e recebiam duros castigos, inclusive a morte na fogueira. Assim ele repetiu o anti-bíblico “modus operandi” dos católicos, luteranos e anglicanos e queimou inúmeros batistas. Sua igreja era tão santa que na hora de casar ele não quis uma membra de sua igreja. Casou-se com a viúva de um pastor anabatista.

Como foi dito sua teologia era apenas teórica. Calvino teve verdadeiro ódio pelos batistas, pois os mesmos não aceitarem sua igreja como sendo uma igreja biblicamente correta. Os batistas viam na igreja Presbiteriana alguns erros que não podiam ser deixados de lado. O primeiro era o batismo infantil. O Segundo foi consistia dela ter se tornado uma religião do Estado. O terceiro foi a formação de uma hierarquia esquematizada em presbitérios.

A Igreja Presbiteriana é a religião Oficial da Escócia e está bem organizada em muitos países do mundo inteiro. Hoje ela divide-se principalmente em Igrejas Nacionais (Ex. P. do Brasil) as Independentes, e as Renovadas.


A ORIGEM DA IGREJA METODISTA

“Os metodistas nunca perseguiram os batistas. Na verdade, o seu começo está ligado a pessoas que realmente tiveram uma transformação em suas vidas. O erro desta igreja é que conservaram o sistema Episcopal da Igreja Anglicana e o anti-bíblico costume de batizar crianças.”

Muito próximo do século XVIII nasceram três meninos na Inglaterra. Eram eles: John Wesley, Carlos Wesley e George Whittfield. Estes três se tornaram pais e fundadores de um movimento que mais tarde foi conhecido como metodismo.

John Wesley se tornou pastor anglicano em 1728Dc. Apesar disso só aceitou Jesus em 1738Dc, ou seja, dez anos após a sua conversão. Em 1739Dc ele foi ser capelão nos EUA. Na viagem de navio, como uma tempestade lhes sobreveio, teve medo de morrer. Acabou notando que tinha no navio um grupo de pessoas que não temiam a morte. Esse grupo cantava e orava alegremente no momento da tempestade. Essas pessoas eram os Irmãos Morávios (os mesmos que receberam a influencia dos paulicianos no século XII). John aprendeu muito com esse grupo e, provavelmente, foi por eles batizado.

Neste mesmo ano John encontrou-se com George Whitfield. George convidou-o para participar de uma pregação ao ar livre. Carlos também se juntou ao grupo.



Assim os três iniciaram um reavivamento na igreja Anglicana. John Wesley nunca rompeu com a igreja da Inglaterra. Ele não queria formar uma nova religião. Contra sua vontade, no ano de 1784Dc, formou-se a Igreja Metodista na cidade de Baltmore, nos EUA.

Os metodistas nunca perseguiram os batistas. Na verdade o seu começo está ligado a pessoas que realmente tiveram uma transformação em suas vidas.

O erro desta igreja é que conservaram o sistema Episcopal da Igreja Anglicana e o anti-bíblico costume de batizar crianças.

Se você deseja saber mais sobre a origem das igrejas cristãs escreva para:

Autor: Pastor Gilberto Stefano
Igreja Batista da Fé,
Rua Jamil Dib Lufti, nr. 165
Jardim Santa Clara
17500-000 Marília, São Paulo Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Auxilio Datas

O nascimento de Jesus Cristo é a referência ou seja, o ano 1. Os anos vividos pelo planeta terra antes de Seu nascimento, ou seja, eles decrescem até quando acontece o nascimento de Cristo, nesta ordem não existe o ano 0, o ano "um" é o limite, à partir daí, eles, os anos, são contados na crescente. Ex, ano 2011ac, 2010, 2009, ..., 1552, 1551, ..., 102, 101, 100, ... 59, 58, 57, ..., 12, 11, 10, ..., 3, 2, 1 (nascimento de Jesus Cristo), ano 1dc, 2dc, 3, ..., 10, 11, 12, ..., 57, 58, 59, ..., 100, 101, 102, ..., 1551, 1552, ..., 2009, 2010, 2011.

9 comentários:

elymaria_cruz@yahoo.com.br disse...

iNFELIZMENTE Martinho Lutero ao sair da verdade-Bíblia Sagrada, abriu-se inúmeras igrejolas sem que o Pastor tenha autorização de Jesus, a exemplo de Mateus 18(18-19); Hebreus 5 (1-7); 1 Corintios 1(22-26).

Unknown disse...

Ei racismo esegregaçao racial defendidas pelos batistas do sul dos eua

Unknown disse...

Sou professor e leciono a disciplina de História, Brasil e Geral, a minha única dúvida é quais foram as fontes que o senhor pesquisou para falar justamente das perseguições aos Batistas, como também as atrocidades do reformador Lutero,e por que o Sr. sempre enfatiza como um erro das demais denominações fruto das reformas protestante, que as mesmas fazem o batismo de Crianças?Obs. Aceito livros mais detalhados sobre este assunto.E ou na área da História da Igreja, ou de cunho teológico, já que sou acadêmico em teologia. O meu endereço é: Para Rua Ipitanga, Nº90 Conjunto Vila dos Bancários, Bairro Jardim São Paulo,Cep.50790520 Cidade. Recife Estado de Pernambuco Att. Antônio Lima. Zap.(81)987867380/34555358.

Att. Antônio Francisco de Lima.

João Eli Cassab disse...

Prezado Antônio Francisco de Lima.
Obrigado por sua opinião interesse e respeito pelo assunto.
Gostaria de poder ajuda-lo, porém este blogue não tem a intenção de aprofundar em estudos ou teses que sejam objeto de estudos ou substanciamentos mais direcionados. Como vê somos interessados em informar, participar, e genericamente alcançar pessoas para entretenimento, aconselhamento e diversão aos que nos visitam.
Deixo com prazer, os estudos para os especialistas e interessados na diversidade e temas específicos aprofundados!
Obrigado!

Ana élia disse...

Sr. João Eli Cassab, embora não tenho a formação acadêmica do professor Antônio Lima, sou formada em história e pós graduada em história do Brasil. Endosso os questionamentos do meu "colega professor". Mas discordo de vc em dizer que seu blog informa, participa, e genericamente alcança pessoas para entretenimento, aconselhamento e diversão aos que te visitam. Concordo com vc que aprofundar os estudos ou teses são muito importantes. Mas é responsabilidade de quem escreve, ter um bom conhecimento do assunto, para de fato INFORMAR, pq infelizmente nem todos seus leituras, podem ter uma visão de mundo ampla. E quando vc usa entretenimento. Penso eu, simples ex professora de história, que vc não empregou bem essa palavra. Entreter sobre coisas sérias, ao meu ver, não tem esse sentido. Abraços e Boas Festas!

Rev. Dr. Sebastião Mendes de Freitas disse...

Prezado Pastor Gilberto Stefano,

Saúde e Paz!

Lamentavelmente os pastores evangélicos pouco falam das suas raízes pré-reformadora, tais como os Valdenses, os Albigenses, os Cátaros e os Anabatistas. Os erros de alguns anabatistas trouxeram muito prejuízo a Causa da Palavra da Verdade. Encontrei uma literatura muito importante publicada pela Literatura Monte Sião do Brasil - Caixa Postal 241 -CEP 18550-970 - Boituva SP. www.LMSdo Brasil.com.br da qual o recomendo com uma boa fonte de informação histórica e doutrinária. O livro " Fé pela qual vale morrer" que também é oferecido como um curso Bíblico muito salutar. Gostaria que o amado irmão falasse mais sobre esses movimentos e sua contribuição na História da Igreja. Em Cristo, Rev. Sebastião Mendes de Freitas

João Eli Cassab disse...

Prezada "Ana élia", (repeti o que você escreveu acima).
Não creio que tenha entendido o proposito desta postagem, diria que por sua formação acadêmica em história não a coloca em posição de criticar uma postagem ,que foi feita justamente para alcançar aqueles que precisam e que buscam aumentar seus conhecimentos, para estarem alcançando seus propósitos em suas aspirações espirituais!
A Bíblia em Filipenses 1:18 nos declara que: 18 Todavia, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos escusos ou nobres, Cristo está sendo proclamado, e por isso me alegro. Em verdade, sempre me alegrarei! A bênção de viver com Cristo. Como você arguiu, não é uma palavra,(entretenimento) que vai mudar a importância do que esta sendo proposto e alcançando a diversidade de opiniões que estão sendo postadas até aqui.
Grato por participar.
Que tal ler um pouco a BÍBLIA Sagrada! Muitas vezes erramos por desconhecer as escrituras. (Palavras bíblicas)

Kátia Livraes disse...

missionária disse...

BATISTAS NÃO (PROTESTARAM)
NEM PARTICIPARAM DA HISTÓRIA
DA REFORMA PROTESTANTE.