terça-feira, 6 de outubro de 2015

Maria e Marta... Escravas do “pode” e “não pode” ...

Maria e Marta...



Escravas do “pode” e “não pode” 


Maria e Marta eram duas irmãs com personalidades, interesses e capacidades diferentes. Mas possuíam um amor comum por Jesus. Elas o encontraram quando Ele viajava pela cidade de Betânia, onde viviam com o irmão Lázaro. Marta recebeu Jesus em sua casa, e surgiu uma amizade que foi bênção para todos eles.





Durante a visita inicial de Jesus, tanto Maria quanto Marta lhe serviram, embora de diferentes formas. Marta sentia-se responsável por todos os preparativos e "andava distraída em muitos serviços" (Lucas 10: 40). Enquanto isso, Maria "assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra" (Lucas 10: 39).
A "ociosidade" de Maria perturbava Marta. Ela censurou Jesus e pediu-lhe que mandasse Maria ajudá-la.
Mas Jesus entendia o estado de alma de Marta e, diante da censura, respondeu com mansidão: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lucas 10: 41 e 42). Jesus não estava julgando Marta nem fazendo comparações desagradáveis. Pelo contrário, disse-lhe que ela precisava abandonar as preocupações e as expectativas exageradas que tinha, devido à sua perícia como hospedeira.
Enquanto Maria parecia ser a mais quieta das duas, Marta falou com Jesus o que pensava, de uma forma enérgica (Lucas 10: 40; João 11: 21 - 28, 39). Ela tinha profundidade espiritual conforme demonstrou na conversa com Jesus após a morte de Lázaro (João 11: 17 à 44). E lutava pelo equilíbrio como todas nós lutamos.
A última vez que encontramos Marta nas Escrituras (João 12: 1 à 8), ela ainda está servindo, mas, dessa vez, sem preocupações ou irritações. Ela permite que Maria expresse seu amor por Jesus à sua maneira – derramando o jarro de perfume caro em seus pés e enxugando-os com os próprios cabelos. Ao mesmo tempo, Marta sente-se bem com a própria maneira de expressar amor por intermédio do serviço. E há paz.

Para saber mais a respeito de Marta e Maria, leia Lucas 10: 38 - 42; João 11: 1 -12: 8.

Fonte: Bíblia de Estudo da Mulher

Nenhum comentário: