domingo, 23 de agosto de 2015

Cuidado! 99% dos usuários de lentes de contato ignoram regras básicas de higiene, diz estudo...

Cuidado! 99% dos usuários de lentes de contato ignoram regras básicas de higiene, diz estudo...




Praticamente todos os usuários de lentes de contato cometem uma série de erros que os colocam em risco de cegueira, revelou um novo relatório.

Uma pesquisa realizada pelos Centros de Controle e Prevenção da Doença, nos EUA, com mil adultos, descobriu que 99% deles estavam quebrando uma das regras principais de segurança.
O número de usuários de lentes de contato cresceu muito ao longo dos últimos 20 anos. O relatório constatou uma série de erros preocupantes e comuns, como a falta de limpeza adequada. Mais da metade dos usuários admitiu dormir, algumas vezes, usando lentes. Nove em cada dez pessoas já havia tirado uma soneca com elas. Os maus hábitos podem levar a infecções oculares potencialmente devastadoras, como a ceratite, que é a inflamação da córnea, podendo causar cegueira. Quase um terço dos usuários admitiu ter procurado um médico por conta de olhos vermelhos ou doloridos, mostrou o relatório.
Lentes de contato Incolor

No entanto, a maior preocupação do estudo envolve o número de pessoas que expuseram suas lentes ao contato com água, seja enxaguando-as em água de torneira ou tomando banho ou nadando com elas. Mais de oito em cada dez pessoas admitiram banhar-se com lentes e seis em cada dez nadaram com elas. Mais de um terço das pessoas disse ter lavado suas lentes sob uma torneira, enquanto quase 17% fez isso antes de dormir.
Lentes de contato coloridas
Os especialistas afirmam que tais práticas aumentam significativamente o risco de infecção, pois pode transferir micro-organismos vivos da água para os olhos. A água não é estéril e pode contaminar as lentes, causando infecções oculares. Os organismos que causam infecções podem ser encontrados na água da torneira e da piscina, transferidos para o olho através de uma lente suja. A ceratite também pode ser causada por um arranhão de uma unha, ao inserir ou retirar as lentes.
Outro dado alarmante é que metade dos portadores manteve suas lentes atuais mesmo após a data recomendada para substituí-las. O CDC fez uma série de recomendações para manter os riscos de infecção ao mínimo, incluindo: lavar as mãos com água e sabão e secá-las cuidadosamente antes de tocar nas lentes; tirar as lentes antes de dormir, tomar banho ou nadar; esfregar ou lavar as lentes com solução desinfetante a cada vez que eles forem removidas; limpar a caixa com uma solução de armazenamento e deixá-las de cabeça pra baixo com os tampões fora, após cada utilização.
Pesquisas anteriores, realizadas na Austrália, também estudaram a boa higiene de lentes para evitar infecções. Elas descobriram que pessoas têm cinco vezes mais probabilidade de ter uma infecção se comprarem lentes na internet, pois elas têm menos avisos sobre como mantê-las limpas.

Nenhum comentário: