sábado, 13 de junho de 2015

Será que as borboletas que você vê voando por aí realmente são seres vivos?

Será que as borboletas que você vê voando por aí realmente são seres vivos?


O que é isso no céu? Pode ser uma grande borboleta ou um pequeno robô voador. De qualquer maneira, não é o tipo de coisa que se vê todos os dias.

A empresa Festo projetou um tipo de drone que parece e se move como uma borboleta. Os eMotionButterflies (como são chamados pelos seus criadores) tem uma aparência quase real. Durante o voo é muito difícil identificar as placas de circuitos entre suas asas.


Você pode soltar varias delas e elas vão funcionar como um grupo interligado. Cada robô é controlado independentemente através de câmeras de infravermelho distribuídas no local e se movem com a ajuda de um sistema de GPS interno.


As asas de plástico permitem que o robô realize manobras no ar, sem os sistemas de voo que costumamos ver, como as hélices ou asas de avião, o que torna os insetos-robôs menos preciso mas, certamente, mais elegantes.




A Festo é uma empresa de robótica alemã que busca inovação em seus produtos criando tecnologias baseadas nos movimentos de animais. Além da borboleta, ela já criou robôs baseados em outras especies como formiga, canguru, pinguim e até água-viva.

Infelizmente a proposta da Festo não é disponibilizar para o consumidor produtos baseados nessas tecnologias.

Nenhum comentário: