segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cientistas provam que comer a noite engorda mais, sinto muito...




Cientistas provam que comer a noite engorda mais, sinto muito...





Mães tem mania de horário, organização e disciplina. Tudo para que os filhos tenham uma boa educação e não se tornem adultos preguiçosos, sem responsabilidade e com um estilo de vida (e decoração da casa) bagunçada. Quantas vezes já não ouvimos “horário de dormir é à noite”, “vem comer porque está na hora do almoço”, “arrume tempo para organizar seu guarda-roupa”, “tome café da manhã como um rei, almoce como a rainha e jante como uma princesa” (acho que para homens essa fala deve haver algumas alterações) e por aí vai… Eu não sei se mães carregam o fardo de saberem de tudo, mas recentemente pesquisadores provaram, pela primeira vez, que  igual ao rei pode ter consequências diferentes (e piores).
A maioria sempre achou que tanto faz comer de manhã, de tarde ou de noite – afinal, as calorias dos alimentos são sempre as mesmas. Mas não é bem assim, numa experiência feita por cientistas da Northwestern University, nos EUA, dois grupos de camundongos comeram a mesma ração durante seis semanas. Para o 1º grupo, ela era servida no horário normal. Já os ratos do 2º grupo só eram alimentados no horário errado, em que deveriam estar descansando.
Mulher-comendo-bolo-de-frente-para-geladeira
Ao final do estudo, haviam ficado 48% mais gordos – muito mais do que os ratos alimentados na hora certa, que tiveram 20% de ganho de peso. Conclusão: por algum motivo, comer à noite engorda mais – mesmo que você ingira os mesmos alimentos que comeria durante o dia.
Ninguém sabe exatamente por que, mas os cientistas suspeitam que a
absorção da energia contida nos alimentos seja influenciada pelo ritmo circadiano – o relógio biológico do corpo. “Mudar a hora de comer pode ajudar a conter a epidemia de  entre os humanos”, recomenda o estudo.
comer_a_noite
Mas o hábito de assaltar a geladeira à noite talvez não seja uma falta de caráter – pode ser culpa da própria comida. Outra experiência feita com ratos, também na Northwestern University, constatou que uma dieta rica em gordura causa alterações numa parte do cérebro chamada núcleo supraquiasmático, que controla o relógio biológico – e isso faz com que o indivíduo tenda a dormir e comer cada vez mais tarde. Ou seja, o mais indicado são refeições leves, saudáveis e com horário.
Se a vida não ensina, os cientistas provam e você percebe que sua mãe esteve certa o tempo todo.
...







Nenhum comentário: