terça-feira, 3 de março de 2015

COMO É O BANHEIRO DOS ASTRONAUTAS? Conheça em detalhes.


Como é o banheiro dos astronautas?




Você considera-se um curioso? Então, com certeza já deve ter se perguntado como é o WC dos astronautas.

Se eles ficam o tempo todo flutuando, como procedem diante de suas necessidades fisiológicas?

O banheiro de uma nave espacial assemelha-se ao comum apenas em alguns aspectos, tais como, o assento, janela com vista para a Terra e luz para ler. Mas a tecnologia faz a diferença em relação ao destino final dos dejetos, uma vez que os mesmos são apanhados por bolsas plásticas, localizadas no fundo do vaso sanitário. As bolsas funcionam como depósito, onde dejetos líquidos ou sólidos vão se acumulando, sendo compactados e ainda selados (para evitar a contaminação do ambiente).



Até agora só se falou sobre o trato dos dejetos. Porém, o mais curioso reside no fato de que, ao usar o WC, os astronautas precisam manter-se presos a correias, imobilizadores dos pés e cinto que os fixa sobre o assento. Só assim é possível deixar de flutuar e ficar na posição correta para a realização do procedimento desejado.

Antigos trajes espaciais dispunham de fraldas e bolsas para comportarem os dejetos, que, por sua vez, eram consideradas desconfortáveis e anti-higiênicas. Para a sorte dos astronautas, a tecnologia está evoluindo cada dia mais e permitindo que tarefas simples, como a ida ao banheiro, não seja um problema diante da incrível missão de pesquisar o espaço.
Por Líria Alves

Nenhum comentário: