sábado, 14 de junho de 2014

Será verdade mesmo? Web afirma que o suco de limão com bicarbonato de sódio é a cura definitiva para o câncer.

Bicarbonato de Sódio e suas mil e uma utilidades 




Texto que circula pela web afirma que o suco de limão com bicarbonato de sódio é a cura definitiva para o câncer. Mas será que essa história é real? Veja o que descobrimos!
A notícia é de 2010! Mas todo ano recebemos e-mails com a grande descoberta da ciência: limão com bicarbonato de sódio é a cura das células cancerígenas.
O texto afirma que a mistura milagrosa é 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia e que isso só não é divulgado por causa de grandes organizações, que estariam segurando a informação até que conseguissem a versão sintética do produto para, assim, obterem grandes lucros para a indústria farmacêutica.

Analisando o texto

Limao com Bicarbonato de Sódio cura o câncer?
Limao com Bicarbonato de Sódio cura o câncer?
Sabe aquele ditado dizendo que quando a esmola é muito grande, até o santo desconfia? Então… Tai no texto o teor que faz jus ao ditado. Uma solução tão simples como essa e ninguém divulga? Impossível!
O “artigo” possui várias características de um boato:
  • Cita nomes de empresas para ter mais credibilidade
  • Trata de um assunto que chama a atenção do leitor (no caso, sua saúde)
  • É confuso e incoerente em alguns trechos
  • Dá a entender que se trata de alguma conspiração (das organizações farmacêuticas)
  • Pede para ser repassado
Esse texto falso se parece muito com outro que já pesquisamos aqui no E-farsas há alguns anos. Na época, fomos atrás da corrente que afirmava que a folha da graviola seria a cura para o câncer. Perceba que em ambos os textos afirmam que o produto é 10.000 vezes mais forte que a quimioterapia.
Se a quimioterapia já possui tantos efeitos colaterais, imagine um remédio caseiro que possua 10.000 vezes mais “força” que um tratamento convencional.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, “o câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo”.
O INCA também explica existem vários tipos de câncer, pois temos diversos tipos de células em nosso corpo. Cada tipo de câncer é tratado de uma maneira diferente.
Portanto, é muito difícil que seja descoberta uma única cura para todos os tipos de cânceres existentes.
Em certo trecho do texto, o autor afirma que:
…Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicabornato vai mudar o Ph do seu organismo.
  • É comprovado por quem? Até esse trecho, ainda não sabemos.
  • Onde estão os links ou documentos que atestem tais estudos?
  • E o “bicabornato”, como ele muda o tal do Ph do organismo?
  • É bom mudar o Ph do nosso organismo?
É importante ressaltar que a adição do bicarbonato de sódio só existe na versão em português dessa corrente! Na versão em francês e na em inglês, por exemplo, o boato menciona apenas o suco do limão.
Bicarbonato de Sodio
O Bicarbonato de Sódio só aparece na versão em português!
Mais adiante, um parágrafo chama a atenção:
Alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
Ah! Tá explicado! Alguns dizem… Então, tá bom. Só porque alguns dizem, vamos acreditar!
O autor ainda dá mais uma enchida de lingüiça, descrevendo as maravilhas do consumo da fruta, que vão desde propriedades antibacterianas a curas e prevenções contra infecções e etc.
O consumo de frutas é salutar, isso não se pode negar. Mas a cura de um câncer? Aí já é demais!
Finalmente, o autor revela a fonte de sua descoberta – que até então somente ele detinha essa informação e a está lhe repassando assim, de graça. Segundo ele [o autor], quem lhe teria passado essa notícia seria um dos maiores fabricantes de remédios do mundo.
O parágrafo diz:
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato”Ué! Se o tal segredo não foi revelado até hoje por causa das grandes corporações, esse “um dos maiores fabricantes” não estaria no meio delas?
E ainda, será que desde 1970, o tal fabricante conseguiu fazer apenas 20 testes de laboratório? Já são mais de 40 anos. Uma média de 1 teste a cada 2 anos!
Seguindo o texto, o autor afirma que o extrato do limão feito em laboratório cura 12 tipo de câncer. No começo, a descoberta curaria todos os tipos. Só para lembrar, existe um pouco mais de 12 tipos da doença.
E para encerrar, o autor desse hoax fecha com chave de ouro seu texto falso:
…E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicarbonato, destrói apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.
No trecho acima, podemos notar a total ignorância de alguém que sequer imagina como os diversos tipos de células cancerígenas se comportam no organismo. Como mostramos lá no começo desse post, são inúmeros os tipos de câncer e também são muitas as fases e os estágios da doença.
O texto falso é encerrado com um nome de uma empresa e um endereço:
Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201.
O tal instituto realmente existe, no entanto, não há nenhuma comprovação de que os estudos da entidade foram publicados em algum órgão sério de saúde no mundo. O site do Instituto de Ciências da Saúde promove e incentiva a automedicação através de remédios alternativos. Para isso, o instituto vende (dentre vários outros) seu livro intitulado “Como Lutar Contra o Câncer e Vencer”.
No rodapé do site da instituição há um aviso:
[...] As informações fornecidas neste site não devem ser interpretadas como conselhos médicos pessoais ou instrução.
E também, o aviso mais importante de todos:
[...]Os leitores devem consultar profissionais de saúde adequados sobre qualquer assunto relacionado à sua saúde e bem-estar.
A diretora do Instituto, Jenny Thompson, não possui nenhuma formação médica. Sua profissão: Jornalista. Não estou desmerecendo a profissão, mas acredito que um instituto de ciências deveria ser dirigido por alguém da área…

Estudo com frutas cítricas

Em março de 1999, a BBC News publicou um artigo sobre um congresso organizado pela American Chemical Society, onde vários cientistas mostraram suas pesquisas a respeito da influência benéfica no paciente com câncer tratado a base de limonóides. Porém, os pesquisadores apenas realizaram testes em camundongos e precisam de autorizações para descobrir se o composto realmente irá produzir os mesmos efeitos anti-câncer no corpo humano.

O perigo dos tratamentos alternativos

De acordo com o US National Library of Medicine, um acompanhamento feito em 2006 com 33 pacientes diagnosticados com câncer de mama revelou que:
  • Dos 11 pacientes que se recusaram a cirurgia, 10 apresentaram progressão da doença
  • Dos 3 pacientes que se recusaram a amostragem adequada nodal, 1 teve recorrência nodal.
  • Dos 10 pacientes que se recusaram procedimentos de controle local, 2 desenvolveram recidivas locais e 2 morreram de doença metastática. Ao recusar-se a quimioterapia, 9 pacientes aumentaram a sua taxa de mortalidade estimada de 10 anos de 17% para 25%.





Outro estudo mais recente – realizado em 2011 -, mostrou que de um total de 61 pacientes que optaram por tratamentos alternativos, houve progressão da doença em 52 pessoas e 12 morreram.

Conclusão

A história é falsa! O limão com bicarbonato de sódio não acaba com o câncer. Existem, sim, estudos sérios envolvendo o uso de frutas cítricas no combate à doença, mas a sua cura ainda está longe de ser descoberta, infelizmente.
De qualquer maneira, se alguém quiser fazer o teste, faça! Mas não deixe de lado os tratamentos convencionais.

Sites pesquisados:


15 Alimentos que você compra uma vez e replanta para sempre....


15 Alimentos que você compra uma vez e replanta para sempre



Você sabia que muitos alimentos que consumimos, e jogamos fora, podem ser replantados… PRA SEMPRE? É mais ou menos isso:
39557-antigravity-cat-buttered-toast-a1SY
Pois é, então a melhor coisa a se fazer, para o bem da natureza, do seu bolso, e da sua saúde é apostar em mini-hortas. Separei uma lista dos alimentos mais interessantes para você replantar.

Cebolinha

kitchn
Quando for usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm (a parte branca). Deixe num local ensolarado e dentro de poucos dias, terá cebolinhas novas para usar e não precisará mais comprar. Troque a água todos os dias. Se tiver um quintal, também poderá replantar e terá mais cebolinhas que qualquer Mônica poderia aguentar, até para dividir com amigos, vizinhos e família. 

Manjericão

635247009934158391
Acho o mais saboroso e o mais cheiroso dos temperos. Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as com uns 10 a 15 cm, escolha as mais bonitas, retire as folhas da parte de baixo, também as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso médio, grande ou numa floreira, pois ele precisa de espaço e de sol. Assim terá manjericão por um ano sem problemas, para molhos pesto, pizzas marguerita e qualquer outro prato #delícia.

Hortelã

plantando hortela
Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde. Você também viu, passou o protetor hoje?!

Alecrim

replantando alecrim
Faça o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Pela composição da terra, já se percebe que ele não curte muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.

Alho

635251307220484834
Aqui vamos aproveitar as folhas do bulbo. Não precisa ser replantado, se colocado os dentes numa vasilha de vidro com água, crescerá brotos que ficarão ótimos com batatas assadas, húmus, guacamole e qualquer tipo de salada por exemplo, mas use apenas as extremidades, que são mais saborosas. Para replantar o alho propriamente dito, é bem mais trabalhoso, veja o passo a passo.

Cenoura

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Igual ao alho, vamos aproveitar as folhinhas. Também não precisa plantar, poderá usar as folhas para complementar sopas, saladas e até drinks de frutas, pois são muito nutritivas. Usará exatamente aquela parte da cabeça da cenoura que todos jogam fora. Assim como na imagem, o ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade, em 15 dias começam a brotar.

Alface Romana

almace romana replantar
Poderá partir também para o cultivo hidropônico. Basta pegar a cabeça da alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água, troque sempre que necessário. Não terá aquelealfação, mas será o teu alfacinho #tibunitinho.

Aipo (Salsão)

aipo
Muito usado hoje nas sopas de regime, então melhor replantar para não ficar gastando dinheiro. É só cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre (ou use um copo cheio de água). Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e em breve terá talos de salsão para seus pratos e sopas.

Acelga

chard
Da mesma forma que o Aipo, reutilizar a parte inferior (raiz), “inútil”, da verdura. Tudo muito fácil.

Alho-poró

DSC_0567 done
Da família da cebolinha e tal qual, também brota fácil na água. Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes. E as folhinhas brotarão e brotarão…

Erva Cidreira

erva cidreira
Não é preciso ter aquela moita enorme. Consiga cinco ou seis talos, deixe na água até criar as raízes e passe para o vazo com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol, deve ser regada normalmente, assim terá sua erva cidreira para aquele chá quando estiver sem sono… #amomuitotudoisso.

Cebola

100_3841
Com a extremindade da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha, e tantas outras que citamos. Então, após aparecer as raizes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora. 
Essa são os mais fáceis e mais aproveitáveis no nosso dia a dia. Mas é claro que tem muita coisa interessante e bem mais complicada, por exemplo:
  • Batata doce e Abacaxi Nesse site, além dos que já ensinamos, detalham como reaproveitar essas duas delícias, ótimas para saúde.
  • Gengibre – Nesse outro site, existem várias dicas de replantio. A flor do gengibre é muito bonitinha, acho que vou fazer pra deixar de decoração.
  • Abacate – Embora use a semente, é um clássico. Até meus filhos fizeram isso na escola, só não tinha onde plantar depois. Passo a passo aqui.
Boa saúde e boa colheita!!!

Em campo mais uma vez a estrêla do espetáculo, quero dizer Bicarbonato de sódio!

7  USOS DO BICARBONATO DE SÓDIO




Com o bicarbonato de sódio, você acaba com a gordura que se acumula no encanamento da pia 

Encontrado em farmácias e supermercados, esse pó cristalino de custo baixo (em média R$ 1,30 o pacote de 80 g) ganhou fama por aliviar sintomas da má digestão. Quem sabe cozinhar também conhece seu poder mágico nas receitas de bolo: ele deixa a massa leve e fofinha. Mas sua utilidade vai muito além - veja só as aplicações em que o produto se revela eficaz para sua casa.
Para deixar panelas e assadeiras brilhando

Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas - a mancha sai sem esforço. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.
Adeus, ralo entupido

Acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente.







Poderoso aliado para um carpete cheiroso

Se você tem animais de estimação em casa - ou pouca ventilação e luz natural - e o seu carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar borrões brancos). Repita conforme a necessidade.
Bicarbonato como higienizador multiuso

O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar tábua de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cesto de lixo e fogão. Assim como as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha e as escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.
Para deixar os tecidos claros de novo 





Com o tempo, panos de prato, roupas de cama, colarinhos de camisas e roupas brancas de algodão e linho acabam ficando com um tom meio amarelado, que não sai com lavagens simples e dá uma impressão de peças malcuidadas. Resolva o problema fervendo esses tecidos por uma hora. Para cada litro de água, acrescente 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) rasa de sal. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente. Já as lingeries brancas de náilon podem ser deixadas de molho por uns dez minutos em 1 litro de água com um 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, depois da lavagem normal. Não enxágue e seque na sombra.
Bicarbonato de sódio deixa o banheiro sem mofo

Limpe a cortina de boxe e os azulejos do banheiro com bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. O mofo sai com facilidade e demora bem mais a aparecer de novo, mesmo em casas de praia, onde a umidade favorece o problema. Funciona tão bem quanto aqueles produtos de limpeza caros, específicos para isso, com a vantagem de não ter o mesmo cheiro forte e ainda não custar caro.
Para ter uma geladeira limpinha

Evite aquele cheiro característico (e desagradável) mantendo uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, num cantinho. Ele absorve os odores durante três meses. Após esse período, troque o produto para renovar suas propriedades de absorção. Você também pode usar bicarbonato de sódio num pano úmido a fim de finalizar a limpeza interna da geladeira e do freezer, pois essa técnica tem efeito bactericida.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Suco de milho verde é nutritivo e ajuda a reduzir glicose e colesterol...

Suco de milho verde é nutritivo e ajuda a reduzir glicose e colesterol

-

Junho no Brasil - especialmente na Região Nordeste - é tempo de comemoração.

Santo Antônio, São João e São Pedro são as festas comemoradas nesse mês.  

O período coincide com a safra de milho, o que faz com que as festas juninas tenham mesas repletas de comidas à base do cereal: bolos, pamonha, canjica...

São muitas as delícias que têm o milho como o ingrediente principal.

Infelizmente, hoje a produção de milho no Brasil é quase toda transgênica.

Mas procurando em mercados alternativos (como feirinhas de produtos orgânicos) você encontra milho não transgênico e, o melhor, sem pesticidas e outros venenos.

Vale a pena procurar o milho orgânico e até mesmo pagar mais por ele.

Quer bons motivos?

Lá vai...

O milho é um cereal muito nutritivo.



Ele é rico em aminoácidos como o triptofano e lisina, além de fósforo, magnésio, ferro, potássio, cálcio, vitaminas A, B1 e E, carboidratos, fibras e muitos outros nutrientes que são capazes de proteger o sistema reprodutor, tonificar os músculos do coração, garantir a potência sexual e ajudar o sistema digestivo.

Ele é antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento, atua no sistema nervoso, diminui o colesterol.

O milho ainda previne a fadiga, pois é rico em carboidratos, uma excelente fonte de energia.

E quem sofre com prisão de ventre pode incluí-lo em seu cardápio, porque é rico em fibras e garante o bom funcionamento do intestino.

Procure consumir milho fresco, e não em conserva, que geralmente tem alto teor de sódio.





Em resumo, os principais benefícios do milho à saúde são:

a prevenção à ação dos radicais livres;

auxilio ao funcionamento do intestino;

redução dos níveis de colesterol;

redução dos níveis de glicose no sangue;

prevenção de problemas cardíacos;

fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas;

ajuda a metabolizar gorduras de forma mais rápida;

prevenção de prisão de ventre.

O milho pode ser consumido de diversas formas: cozido, assado, como bolo, canjica, pamonha, polenta, cuscuz...

Uma receita simples e muito saborosa é o suco de milho verde.


Vamos aprender a fazê-lo?

Ingredientes

. 6 espigas de milho verde

. 2 litros de água de coco (ou de leite de cereais)

. 3 1/2 xícaras (chá) de água

. Meia xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo

1. Retire os grãos das espigas cortando com uma faca.

2. Coloque os grãos no liquidificador junto com 4 xícaras (chá) de água de coco e 1/2 xícara (chá) de água.

Bata até ficar uma mistura homogênea.

3. Passe pela peneira e coloque numa panela.

4. Adicione o açúcar e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por 30 minutos ou até engrossar bem.

5. Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador, junto com a água de coco e a água restantes.

Sirva gelado. 


FILHOTE ABANDONADO COM RARA MALFORMAÇÃO ENCONTRA NOVO LAR (E PODERÁ SOBREVIVER)!

FILHOTE ABANDONADO COM RARA MALFORMAÇÃO ENCONTRA NOVO LAR (E PODERÁ SOBREVIVER)!




Eu nunca vi um cachorro como Pig e arrisco dizer que você também não.
Com uma rara doença de nascença, essa cadela é uma em um milhão por todas as circunstâncias que envolvem sua história. Ela foi encontrada ainda filhote numa floresta, abandonada pela mãe e dono.



O primeiro veterinário que a examinou recomendou sacrifica-la, pois para ele era a única forma de acabar com o sofrimento da pobrezinha.
Kim Dillenbeck não deu ouvidos e decidiu que as deformações de Pig não seriam suficientes para fazer com que ela desistisse de adotar o animal. Acompanhe essa bela história.

Essa é uma das primeiras fotos de Pig, ainda filhote quando foi encontrada na floresta:

Não fosse os cuidados de Kim, essa cadela certamente teria morrido muito cedo.


Porque existe algo diferente em Pig…
A espinha dela é incompleta… algumas vértebras estão ligadas e outras retorcidas.

Ela também não tem algumas costelas. Suas articulações e quadril estão em posições erradas.

Dificilmente Pig conseguirá mais peso…

… ou fortalecimento de músculos.

Mesmo com a malformação os especialistas acreditam que ela ficará bem em seu novo lar…

Principalmente porque lá ela encontrará amor.

A atitude de Kim em cuidar de Pig é de incrível bondade, porque se não fosse isso a cadela teria sido sacrificada sem necessidade.
Pode parecer clichê, mas as aparências podem enganar. Até mesmo quando se trata animais.