terça-feira, 23 de setembro de 2014

MISTÉRIO...Robô revela segredo de 4.500 anos até então inacessível na Pirâmide de Gizé.


Robô revela segredo de 4.500 anos até então inacessível na Pirâmide de Gizé...

Arqueólogos deram um passo importantíssimo na resolução de um mistério em torno da Pirâmide de Gizé, no Egito, que se estendia há mais de 20 anos. A imponente estrutura de 138,8 metros de altura e único monumento remanescente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo guardava um segredo escondido há 4.500 anos.

Há tempos, os pesquisadores sabiam da existência de dois túneis que percorrem as paredes que vão de norte a sul na Câmara da Rainha - além desta, existem outras duas câmaras conhecidas na Pirâmide de Gizé: uma situada na base e outra que é a Câmara do Rei. Estes misteriosos túneis, de 20cm x 20cm, estavam bloqueados por uma barreira de pedra, o que levantava a possibilidade de que ali poderia existir mais uma câmara secreta. Contudo, para acessar o local era necessário construir algum tipo de robô, o que aconteceu, pela primeira vez, em 1993. Na ocasião, foi encontrado um tipo de parafuso de metal na parede, o que deixou os pesquisadores ainda mais intrigados.



Recentemente, no entanto, um outro robô conseguiu acessar esse mistério. O equipamento, construídos por uma equipe de engenheiros liderada por Rob Richardson, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, foi desenvolvido para rastejar dentro do túnel e achou incríveis hieróglifos de 4.500 anos escritos em tinta vermelha e esculturas em pedra. Especula-se que ambos tenham sido feitos por pedreiros quando a câmara estava em construção. As inscrições ainda não foram decifradas e, a partir daí, quem sabe esse o mistério será finalmente resolvido.




Alguns estudiosos arriscam que não haveria uma grande funcionalidade para a existência dos túneis ou dos parafusos de metal. Tudo poderia ser uma mera questão de ostentação e luxo, algo que sabemos que a aristocracia egípcia não abria mão, a tomar por exemplo a construção das suas fascinantes e ainda enigmáticas pirâmides.

Fonte:
New Scientist

Nenhum comentário: