quinta-feira, 24 de julho de 2014

BELEZA ENGANA? Qual é segundo bicho mais venenoso do mundo?



Qual é segundo bicho mais venenoso do mundo?



Na semana passada, o blog publicou um artigo que nos surpreendeu. Todos sabemos que o aparente insignificante mosquito é de todas espécies, o que mais mata em todo mundo, não porque é venenoso, mas por ser portador de muitas doenças graves, que em alguns casos levam as pessoas a morte, como Aedes Aegypti, que produz a dengue. 


Hapalochlaena maculosa.jpg

Infelizmente há outras doenças não menos graves que usam o mosquito como seu portador. Mas quando se pensa em animais peçonhentos, vem logo a nossa mente, cobras como a Taipan, Cascavel, 

Resultado de imagem para polvo-de-anéis-azuis  fotos

Coral e muitas outras e os escorpiões, mas nunca pensamos que os venenos mais mortais estão em animais que vivem em nossos oceanos. No blog anterior mostramos a vespa-do-mar, o mais venenoso bicho do mundo e na matéria de hoje também, para a nossa surpresa, vamos mostrar que o segundo lugar entre os animais mais venenosos, também é uma outra criatura do mar: o chamado polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena), que também vive no Oceano Pacífico, mas que só ataca se for provocado. Quando isso acontece, seu corpo fica coberto de anéis azuis que indicam a perigosa mudança de humor. Essa espécie de polvo é bem pequena - do tamanho de uma bola de golfe -, mas possui um veneno capaz de matar uma pessoa em 30 minutos. A sorte é que os acidentes com seres humanos são raros, pois contra a toxina desse animal não existe antídoto. Para salvar a vítima de um ataque, é preciso mantê-la sob cuidado médico intensivo, com respiração artificial, até que o veneno seja excretado pela urina. 

Imagem relacionada

Beleza traiçoeira - O polvo-de-anéis-azuis usa suas toxinas tanto como predador, para caçar pequenos peixes, ou em autodefesa, quando se sente ameaçado. O veneno ultra potente é produzido por glândulas localizadas junto à boca do animal e introduzido na vítima pela mordida do bicho. A mordida em si não é muito dolorida, mas em poucos minutos a pessoa sente náuseas e começa a ficar com a visão embaçada até tudo à sua volta escurecer por completo.

Imagem relacionada

 Depois, vem a perda do sentido do tato e a impossibilidade de falar ou engolir. Em aproximadamente meia hora, a toxina produzida pelo polvo pode deixar a vítima paralisada e matá-la por asfixia.

Nenhum comentário: