sábado, 21 de junho de 2014

Novo instrumento "caçador de planetas" descobre Olho de Sauron no espaço.

Resultado de imagem para Olho de Sauron no espaço fotos

21.06.2014
Novo instrumento "caçador de planetas" descobre Olho de Sauron no espaço

O SPHERE, instrumento do Observatório Europeu Austral (ESO) para exploração de novos exoplanetas foi inaugurado e, imediatamente, registrou nada menos que o Olho de Sauron.

Resultado de imagem para Olho de Sauron no espaço fotos

A esplêndida fotografia não tem nada a ver com o demônio de “O Senhor dos Anéis”. Trata-se, na verdade, do registro da imagem da estrela HR 4796, localizada a 237 anos-luz da Terra, na constelação de Centauro, envolvida por um disco de poeira cósmica!

O SPHERE (Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet Research) é especializado na busca de exoplanetas com espectropolarímetros de alto contraste. O instrumento foi desenhado para capturar imagens diretas de planetas extrassolares.

Imagem relacionada
Como a luz de uma estrela consegue esconder totalmente a luz dos planetas que a orbitam, a obtenção de imagens diretas de planetas situados fora da Via Láctea é uma tarefa extremamente difícil. Entretanto, o SPHERE, atualmente instalado no telescópio VLT, no Chile, possui uma avançada tecnologia para detectar pequenos pedaços do céu ao redor das estrelas.





Nenhum comentário: