terça-feira, 22 de abril de 2014

ALERTA LARANJA... Se você faz estas 5 coisas comuns no banheiro, sua escova de dentes está cheia de coliformes fecais: VEJA E SE PREVINA!





 


Coliformes fecais, atualmente chamados de termotolerantes, segundo a resolução nº 375 de 17 de março de 2005, CONAMA, são:




“Bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas, caracterizadas pela atividade da enzima β-galactosidase. 

Podem crescer em meios contendo agentes tenso-ativos e fermentar a lactose nas temperaturas de 44º - 45ºC, com produção de ácido, gás e aldeído. Além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal.”
Geralmente, denominamos de coliformes fecais um grupo de bactérias encontrado no intestino de homens e animais, entretanto, algumas bactérias pertencentes a esse grupo não são encontradas em fezes, como afirmado na resolução da CONAMA. Sendo assim, o melhor termo a se adotar é coliformes termotolerantes.
Entre as bactérias desse grupo, podemos citar a Escherichia coli e algumas bactérias do gênero Klebsiella, Citrobacter e Enterobacter. A E. coli é a única que vive no intestino humano. Vale destacar que a E. coli não causa problemas à saúde quando está no intestino, pois é uma bactéria normal nesse local. Entretanto, algumas variantes podem desencadear distúrbios gastrointestinais caracterizados por diarreia aquosa. Além disso, essa bactéria está relacionada com infecções urinárias, pneumonias e meningites.
Quando encontramos esse tipo de bactéria em amostras de água, por exemplo, é um grande indicativo de que essa água foi contaminada por fezes e esgoto. Sendo assim, os coliformes termotolerantes, mais especificamente a E. coli, são usados frequentemente para avaliar a qualidade da água e indicar a contaminação por fezes. Essa avaliação é importante, pois permite a prevenção de doenças que são transmitidas pelas fezes, como algumas verminoses.
Os coliformes termotolerantes não são encontrados apenas na água. Essas bactérias podem estar em diversos locais e nem nos damos conta do perigo que elas podem causar. Pesquisas comprovam que diversos distúrbios alimentares são causados pelo simples fato de não termos hábitos de higiene adequados, como lavar as mãos após utilizarmos o banheiro.
Se você faz estas 5 coisas comuns no banheiro, sua escova de dentes está cheia de coliformes fecais

Se você faz estas 5 coisas comuns no banheiro, sua escova de dentes está cheia de coliformes fecais
Os cuidados com a escova de dentes vão muito além da lavagem pós-escovação.
Todo mundo sabe que a escovação bucal é muito importante para a saúde. Mas o que nem todo mundo sabe é que muitas vezes as pessoas acabam cometendo erros que podem ser prejudiciais a todos os membros da família.



Coliformes fecais podem ser encontrados nas cerdas das escovas dentais que ficam armazenadas no banheiro. E a limpeza do ambiente não tem nada a ver com isso. Alguns hábitos comuns podem deixar a escovação mais perigosa que benéfica.
Dar a descarga com a tampa aberta
Nem todo mundo percebe que ao dar a descarga no vaso sanitário uma chuva de coliformes fecais é espalhada no ambiente. Partículas minúsculas e invisíveis ao olho humano sobem e se alojam nos objetos quando descem. Elas podem atingir a escova dental que está próxima ao vaso e permanecer escondidas em suas cerdas. Uma boa opção é instituir o hábito de abaixar a tampa antes de dar a descarga.
Deixar as escovas próximas ao vaso sanitário
A proximidade com o vaso favorece a proliferação dos coliformes fecais no ar e os objetos próximos ficarão contaminados. Trocar de lado na pia talvez não resolva a situação. Especialistas recomendam que as escovas fiquem mais de um metro de distância do vaso sanitário.
Manter as escovas de dentes em cima da pia.



Este é um hábito muito comum e que pode contaminar as escovas com os coliformes fecais. Mesmo que a família tenha o hábito de dar a descarga com a tampa abaixada e que a distância da pia com o vaso sanitário seja excelente, quando o indivíduo lavar suas mãos ele espalhará as partículas minúsculas e as escovas certamente serão afetadas. Novamente, deixar as escovas guardadas a mais de um metro longe da pia ajuda a evitar a contaminação.
Acondicionamento incorreto
Escovas sem proteção secam muito bem e evitam a proliferação de fungos. Por outro lado, os insetos podem carregar muitos coliformes fecais para a escova sem que seu dono jamais desconfie, pois eles costumam atuar em horários ou momentos em que não há movimento humano no local.
Guardar as escovas próximas



Aqueles copos ou potes que acondicionam todas as escovas de dentes dos familiares pode causar contaminação das cerdas de uma para a outra. Se um dos membros da família é mais descuidado que o outro, a contaminação se dará durante os períodos em que as escovas não estão em uso.

Os especialistas recomendam que as escovas sejam usadas por no máximo 4 meses. As cores devem ser diferentes para cada membro da família a fim de evitar o uso de uma escova que não a própria. Capinhas protetoras individuais devem ser evitadas, pois podem ajudar a proliferar fungos entre as cerdas. Substâncias abrasivas devem ser evitadas na limpeza, bastando a lavagem após a escovação. A secagem das cerdas também é importante, realizada com umas batidas da escova na pia.



Hábitos podem ser mudados e assim ajudar toda a família a ficar distante de problemas causados por essas partículas indesejadas...




Nenhum comentário: