sábado, 19 de abril de 2014

Luto no esporte brasileiro: morre o narrador Luciano do Valle...

 - Atualizado em 

Luto no esporte brasileiro: morre o narrador Luciano do Valle!

Jornalista passa mal em voo e é atendido pelo Corpo de Bombeiros na chegada ao aeroporto de Uberlândia, mas não resiste. Morte é confirmada pela TV Bandeirantes


Luciano do Valle  (Foto: Adir Mera / O Globo)Luciano do Valle dedicou vida ao jornalismo esportivo (Foto: Adir Mera / O Globo)
Morreu na tarde deste sábado, em Uberlândia, o narrador esportivo Luciano do Valle, de 70 anos. Ele foi internado em um hospital particular da cidade mineira, na tarde deste sábado (19), após passar mal durante voo até a cidade - onde faria a transmissão do jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista, que viajava de São Paulo, foi socorrido ainda no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros. A morte do narrador foi confirmada pela TV Bandeirantes, emissora na qual trabalhava(relembre narração dele no vídeo abaixo). O último jogo transmitido por ele foi a final do Campeonato Paulista - o título do Ituano sobre o Santos nos pênaltis no domingo passado.
De acordo com informações do hospital, o narrador deu entrada direto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte ainda não foi confirmada, e o hospital não passou mais detalhes sobre o ocorrido à reportagem. O médico que o atendeu no voo relatou à Bandeirantes que a passagem de Luciano foi sem sofrimento, uma "morte súbita". Infecção na aorta, embolia pulmonar e infarto são algumas hipóteses levantadas pelo médico, mas ainda é cedo para determinar a causa da morte.
O jornalista da TV Globo Marco Aurelio Souza estava no mesmo voo do narrador e contou o que se passou no avião.

- Ele não se sentiu bem durante o voo. Não teve nenhum rebuliço no avião. Ele só comunicou à comissária que não se sentia bem e pediu que, quando o avião descesse, chamassem um médico. Estava na primeira fileira. Todos os passageiros saíram, mas ele permaneceu. Quando eu saía, o comandante já tinha saído da cabine e conversava com ele indicando que tinha chamado um médico. A gente ficaria no mesmo hotel. Quem me relatava as coisas era o Fernando Fernandes, da Band. O Luciano já foi muito mal para o hospital. Meia hora depois, o Fernando me ligou para dizer que ele tinha morrido de um problema do coração - relatou o jornalista.
Hospital Santa Genoveva Uberlândia Luciano do Valle  (Foto: Daniel Mafra)Luciano do Valle foi atendido no Hospital Santa Genoveva, mas não resistiu (Foto: Daniel Mafra)
O repórter da Bandeirantes Fernando Fernandes também estava no voo. Ele relatou, em entrevista para a emissora, que Luciano já não se sentia bem em São Paulo, antes do embarque.

- Tínhamos o voo às 13h30m de São Paulo para Uberlândia. Ele disse que estava com dor nas costas. No meio do voo, fui lá para a frente e vi que ele não estava bem, que estava suando - comentou Fernandes.



MUITO TRISTE..

Luciano do Valle Queiroz nasceu em Campinas, trabalhava atualmente na TV Bandeirantes e foi narrador esportivo da TV Globo por onze anos. Chamado de "o melhor gol da TV", era considerado um dos principais profissionais da imprensa do país, tendo transmitido Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e Fórmula Indy, além de ter sido apresentador do Globo Esporte. Foi o responsável por aumentar a programação esportiva da Band e valorizar esportes olímpicos - vôlei e basquete, por exemplo -, além de diversificar a cobertura de futebol, com espaço para divisões inferiores e jogos de veteranos.

Torcedor da Ponte Preta, Luciano iniciou a carreira na Rádio Brasil e ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, em São Paulo. Pela emissora, participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México. No mesmo ano,  passou a fazer parte da equipe da Globo. A primeira transmissão ocorreu no basquete masculino, no Troféu Governador do Estado de São Paulo. Em 2003, ele também fez parte da equipe esportiva da TV Record.


 - Atualizado em 
Neto, ex-jogador e atual comentarista da TV Bandeirantes, não conseguiu se segurar ao comentar a morte de Luciano do Valle. Ao vivo em entrevista ao Brasil Urgente, ele caiu no choro e relatou ajuda ao narrador nos últimos tempos por causa do estado de saúde do jornalista.
“Fiquei sabendo agora há pouco, estava conversando com Fernando Fernandes (repórter), e fiquei sabendo que ele estava passando mal. O médico tentou de várias formas, nem consigo acreditar que ele faleceu. Não sei se ele faleceu dentro do avião ou indo para o hospital. Ele foi uma das pessoas mais importantes que eu tive na minha vida em relação a oportunidade de eu ser o comentarista que eu sou”, começou Neto.



Luciano do Valle16 fotos

1 / 16
Na Band, relembrou causos inusitados da carreira, como as provas de Fórmula Indy que transmitiu de cima de uma árvore Band/Reprodução

“Ele não estava muito bem de saúde, não, nos últimos tempos. Ele me ensinou muitas coisas e se, hoje, eu sou o comentarista que sou é por causa dele. Trabalhei com ele por dez anos. As pessoas precisam passar a respeitar mais as pessoas como o Luciano, porque ninguém sabia que ele estava um pouco doente em determinados momentos. Eu precisava abrir o copo d’água para ele, colocava a cadeira para ele sentar… Ele é incrível. O grupo Bandeirantes perdeu um cara assim fenomenal. A Copa não vai ser a mesma sem ele”, completou o comentarista.
Depois disso, Datena, que comandava o programa, também relatou que Neto precisava, por vezes, até indicar quem era o autor dos gols para a narração. O apresentador ainda lembrou as ajudas que Luciano do Valle deu durante a sua carreira.

CBF e clubes lamentam morte do narrador 



Luciano do Valle

Entidades se manifestam com notas oficiais e por meio das redes sociais. Narrador esportivo faleceu neste sábado, a caminho de Uberlândia


A CBF e diversos clubes pelo Brasil lamentaram a morte do narrador esportivo Luciano do Valle, de 70 anos, com notas oficiais e por meio das redes sociais. Logo após a confirmação dofalecimento do jornalista, neste sábado, durante um voo a caminho de Uberlândia (MG), os clubes iniciaram as manifestações de respeito e luto - foi respeitado um minuto de silêncio antes dos jogos entre Internacional e Vitória, no Beira-Rio, e Fluminense e Figueirense, no Maracanã.
Em nota, o presidente da CBF, José Maria Marin, lamentou a morte do locutor, que considera "um patrimônio da imprensa brasileira".
- Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa. Tivemos a felicidade de prestar uma homenagem ao Luciano do Valle em um evento que a CBF promoveu no ano passado. Envio neste momento difícil os pêsames à família desse grande jornalista - disse Marin.  
Luciano do Valle foi internado em um hospital particular de Uberlândia, onde faria a transmissão pela TV Bandeirantes do jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista, que viajava de São Paulo, foi socorrido ainda no aeroporto de Uberlândia pelo Corpo de Bombeiros. 

De acordo com informações do hospital, o narrador deu entrada direto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte ainda não foi confirmada, e o hospital não passou mais detalhes sobre o ocorrido à reportagem. O médico que o atendeu no voo relatou à Bandeirantes que a passagem de Luciano foi sem sofrimento, uma "morte súbita". Infecção na aorta, embolia pulmonar e infarto são algumas hipóteses levantadas pelo médico, mas ainda é cedo para determinar a causa da morte.
Confira as manifestações de luto dos clubes pelo Brasil:

CORINTHIANS - REDE SOCIAL

- Que a única voz da televisão a narrar os nossos dois Mundiais, além de outras conquistas e títulos, descanse em paz #LucianoDoValleEterno.

O apresentador Galvão Bueno
O apresentador Galvão Bueno


Galvão se emociona com morte de Luciano: "Como será a Copa sem ele?"

Narrador da TV Globo diz que aprendeu muito com o colega, morto neste sábado, e destaca concorrência leal entre eles por mais de 37 anos

Galvão Bueno, narrador da TV Globo, emocionou-se neste sábado ao saber da morte de Luciano do Valle, aos 66 anos, em Uberlândia (veja no vídeo ao lado). Ele destacou a parceria criada entre eles, apesar da disputa diária por audiência entre os dois principais narradores esportivos do país - trabalharam juntos por cerca de um ano na Globo.
- Nos últimos 37 anos, Luciano do Valle e eu disputamos cada ponto de audiência na TV esportiva no Brasil. Para poder enfrentá-lo, tal a capacidade que ele sempre teve, tive que me esforçar muito. Uma concorrência dura, mas leal, que nos fez bons amigos. Hoje, a comunicação deste país fica mais pobre - disse Galvão.




Boni sobre Luciano do Valle: "era um homem de televisão"


Por Rio de Janeiro
Corinthians lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)






Luciano "sentimento" do Valle, do Vôlei, do Basquete, da Fórmula Indi, da Sinuca... Quem acompanha esporte desde os idos dos anos 80/90 sabe o quanto o genial Luciano do Valle imprimia emoção a cada narração, não importando a modalidade esportiva. E mais do que isso: foi o responsável por popularizar no Brasil esportes que hoje fazem parte do dia a dia e da paixão de inúmeros torcedores. Grande perda não só para o jornalismo, mas também para o esporte nacional. R.I.P.

CBF e clubes lamentam morte do narrador Luciano do Valle

Entidades se manifestam com notas oficiais e por meio das redes sociais. Narrador esportivo faleceu neste sábado, a caminho de Uberlândia

A CBF e diversos clubes pelo Brasil lamentaram a morte do narrador esportivo Luciano do Valle, de 66 anos, com notas oficiais e por meio das redes sociais. Logo após a confirmação do falecimento do jornalista, neste sábado, durante um voo a caminho de Uberlândia (MG), os clubes iniciaram as manifestações de respeito e luto - foi respeitado um minuto de silêncio antes dos jogos entre Internacional e Vitória, no Beira-Rio, e Fluminense e Figueirense, no Maracanã.
Em nota, o presidente da CBF, José Maria Marin, lamentou a morte do locutor, que considera "um patrimônio da imprensa brasileira".
- Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa. Tivemos a felicidade de prestar uma homenagem ao Luciano do Valle em um evento que a CBF promoveu no ano passado. Envio neste momento difícil os 
Luciano do Valle foi internado em um hospital particular de Uberlândia, onde faria a transmissão pela TV Bandeirantes do jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista, que viajava de São Paulo, foi socorrido ainda no aeroporto de Uberlândia pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações do hospital, o narrador deu entrada direto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte ainda não foi confirmada, e o hospital não passou mais detalhes sobre o ocorrido à reportagem. O médico que o atendeu no voo relatou à Bandeirantes que a passagem de Luciano foi sem sofrimento, uma "morte súbita". Infecção na aorta, embolia pulmonar e infarto são algumas hipóteses levantadas pelo médico, mas ainda é cedo para determinar a causa da morte.
O corpo de Luciano do Valle será velado neste domingo na Câmara Municipal de Campinas, sua terra natal. Ele será enterrado Cemitério Parque Flamboyant, às 16h, também em Campinas. 
Confira as manifestações de luto dos clubes pelo Brasil:

CORINTHIANS - REDE SOCIAL

Que a única voz da televisão a narrar os nossos dois Mundiais, além de outras conquistas e títulos, descanse em paz #LucianoDoValleEterno.
Corinthians lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)No Twitter, Corinthians lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)
FLAMENGO - REDE SOCIAL
A Nação Rubro Negra homenageia o grande homem do esporte Luciano do Valle.  

Flamengo lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)Flamengo lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)
PALMEIRAS - NOTA OFICIAL
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta a morte do locutor esportivo Luciano do Valle, que, aos 70 anos, faleceu na tarde deste sábado (19) na cidade de Uberlândia-MG. As causas ainda não foram confirmadas. Luciano do Valle, com mais de 50 anos de carreira, passou pela Rede Globo, Rede Record e era locutor da Rede Bandeirantes desde 1983, onde marcou época com narrações esportivas, tanto nos campos como nas quadras e pistas do Brasil e do mundo. O Palmeiras se solidariza com familiares e amigos do narrador, que tantas vezes levou a emoção dos jogos do Verdão aos telespectadores de todo país. 
Palmeiras lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)Palmeiras lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)

PONTE PRETA - NOTA OFICIAL

Faleceu hoje (sábado) Luciano do Valle, um homem cuja vida se mistura de maneira inseparável com a história do jornalismo esportivo brasileiro. A Associação Atlética Ponte Preta teve o prazer de recebê-lo inúmeras vezes no Majestoso e ele nunca escondeu o amor que tinha pela Ponte Preta. Nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de Luciano do Valle, em especial ao Neto, o jornalista Paulo do Valle, repórter competente que segue os passos do avô e é hoje setorista da Bandeirantes Campinas na Ponte Preta.
PORTUGUESA - REDE SOCIAL
A Associação Portuguesa de Desportos lamenta profundamente o falecimento de Luciano do Valle, um dos maiores narradores da história.
Portuguesa lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)No Twitter, Portuguesa lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)
SANTOS - REDE SOCIAL
Obrigado, Luciano do Valle, por narrar por tantos anos com excelência o esporte de todo brasileiro.
SPORT - REDE SOCIAL
O Sport Club do Recife manda condolências à família do Locutor Luciano do Valle. Um dos maiores narradores do esporte brasileiro.
Sport lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)No Twitter, Sport lamenta morte do narrador Luciano do Valle (Foto: reprodução)
SÃO PAULO - NOTA OFICIAL

É com profundo pesar e saudade que o São Paulo lamenta o falecimento do locutor esportivo Luciano do Valle.

- Estou muito triste com a notícia, Luciano do Valle era um patrimônio do desporto - lamentou Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo.
São Paulo lamenta morte de Luciano do Valle (Foto: reprodução)São Paulo lamenta morte de Luciano do Valle (Foto: reprodução)

  • Amarildo Silva
    há 21 minutos
    O LUCIANO, JUNTO COM A BAND, LEVOU NOSSO ESPORTE A TODO O BRASIL NAS DÉCADAS DE 80 E 90 SEM INTERESSES ECONÔMICOS, COMO ESSAS PORCARIAS DE TVS POR ASSINATURA FAZEM! COM IMPARCIALIDADE,SEM PRIVILÉGIOS PARA A OU B! EU, MESMO COM CONDIÇÃO FINANCEIRA DIFÍCIL NA ÉPOCA, APRENDI A GOSTAR DE FUTEBOL, BASQUETE, VÔLEI, AUTOMOBILISMO, ETC,COM SUA VOZ MARCANTE, MAS PRINCIPALMENTE COM SEU AMOR AO ESPORTE!! SAUDADES!!! SAUDADES TRICOLORES!!! OBRIGADO LUCIANO DO VALLE!!!!



Morreu LUCIANO DO VALLE.
O esporte está de luto.
Cala-se a VOZ mais bonita da imprensa esportiva brasileira.

Meus sentimentos à família !

O narrador esportivo Luciano do Valle, de 70 anos, morreu na tarde deste sábado (19) em Uberlândia, depois de passar mal e ser internado em um hospital particular da cidade. Ele saiu de São Paulo (SP) para narrar amanhã o jogo do Corinthians , e foi socorrido ainda no aeroporto da cidade mineira, pelo Corpo de Bombeiros. A morte do narrador foi confirmada pela Band, emissora para a qual ele prestava serviços.
Meus sentimentos a Família.
Curtir ·  · 
Nosso cantinho... Adeus de nós todos que amamos tanto os esportes que fizeram de voce o locutor, narrador,  com tantos outros talentos ser o mais brilhante e carismático de todos!
Amigos e familiares velam o corpo do narrador esportivo LUCIANO DO VALLE!







Vai Com Deus...   O maior de todos, inequecível, narrador de muitas modalidades do esporte, empreendedor, ele foi um dos responsáveis por eternizar grandes ídolos do esporte brasileiro, como Paula e Hortência no basquete; Emerson Fittipaldi na Fórmula Indy; a "geração de prata" no vôlei masculino; e o auge de Maguila no boxe. , o amigo de todos, o inimitável, LUCIANO  DO VALLE! 
Vai Com Deus...

Nenhum comentário: