quinta-feira, 20 de março de 2014

'Superanticorpos' controlam vírus similar ao HIV em macacos.


Aids
'Superanticorpos' controlam vírus similar ao HIV em macacos
Resultado de imagem para Aids 'Superanticorpos' controlam fotos

Em duas pesquisas diferentes, especialistas injetaram nos animais anticorpos que, embora raros, são extremamente eficazes no combate ao vírus da aids
Imagem do vírus HIV na corrente sanguínea: tratamento com "superanticorpos" pode ajudar cientistas e encontrar uma cura para a doença (Thinkstock)
Imagem relacionada

Embora o corpo humano não seja completamente capaz de combater a infecção pela vírus HIV, causador da aids, há registros de pacientes contaminados cujo sangue apresenta poderosas propriedades de neutralização do vírus – especialmente devido à ação de anticorpos raros e eficazes para esta função. Estima-se que entre 10% e 20% dos portadores do HIV apresentem esses anticorpos.
Em dois estudos publicados nesta quarta-feira na revista Nature, cientistas americanos usaram esses “superanticorpos” para tentar controlar um vírus similar ao HIV, o SIV, em macacos. Os resultados foram positivos: uma semana depois da infusão dos anticorpos, o vírus no corpo dos animais chegou a níveis indetectáveis. A carga viral da maioria dos macacos, porém, voltou a crescer dois meses após o tratamento - o que só não ocorreu entre os animais que já apresentavam baixos níveis do vírus antes da terapia.
Uma das pesquisas foi feita pelo Instituo Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) e a outra, na Universidade Harvard. O pesquisador brasileiro Michel Nussenzweig, que atua na Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, e que foi coordenador de um dos grupos responsáveis pelo trabalho, disse ao jornal Folha de S. Paulo que esse tratamento deverá ser testado em seres humanos no próximo ano.
Para Louis Picker, pesquisador da Universidade de Ciências e Saúde de Oregon convidado pela Nature a comentar os estudos, os trabalhos representam “um pequeno passo em direção à cura” da aids.
aids
Como o vírus da aids age no organismo?
Caio Rosenthal, infectologista do hospital Emílio Ribas
Como o vírus da aids age no organismo?
Por que o corpo não consegue combater sozinho o vírus da aids?
Quais são as formas de contágio?
Bebês de mães soropositivas podem nascer saudáveis?
A camisinha é a melhor proteção contra a aids?
Existe algum tratamento preventivo após uma relação de risco?
Em apenas uma relação sexual, sem que haja contato com o esperma, a menina pode adquirir o vírus da aids?
É possível contrair aids por meio de beijos em uma pessoa com sangramento na gengiva?
Quais os sintomas iniciais?
É possível ter a doença e não saber?
Por que até hoje não foi inventada nenhuma vacina eficiente?
Quais são os principais tratamentos disponíveis atualmente?
Já existem alternativas que reduzam ou inibam a lipodistrofia relacionada ao uso dos remédios antirretrovirais?

Nenhum comentário: