domingo, 19 de janeiro de 2014

A grande importância do COLÁGENO... Use e abuse!






COLÁGENCOLÁGENO
COLÁGENO...

O colágeno é uma proteína presente nos tecidos do corpo, principalmente, na pele, nos ossos, nos tendões e nos dentes.


 Sua principal característica é a formação de fibras insolúveis com alta força elástica, com capacidade de hidratação e reabsorção e baixa antigenicidade. O colágeno representa de 25 a 30% de toda proteína do organismo humano. Sua função é estrutural. É o colágeno que da sustentação às células, mantendo-as unidas.

Essa proteína é produzida normalmente no nosso organismo desde que nascemos, porém a partir dos 30 anos há uma diminuição na produção deste colágeno o que pode levar a diminuição da elasticidade da pele, rugas e maior fragilidade óssea. Essa menor produção de colágeno também é associada ao enfraquecimento de cabelos e unhas e ao aparecimento de estrias.
Um processo chamado hidrólise para ser absorvido mais facilmente pelo nosso organismo, daí o nome “colágeno hidrolisado”. O ideal é que se consuma de 8 a 10 gramas de colágeno ao dia.

 




Por isso, indico para grande parte das minhas pacientes a suplementação de colágeno a partir dos 30 anos. Ele é extraído da cartilagem do boi e passa por um processo chamado hidrólise para ser absorvido mais facilmente pelo nosso organismo, daí o nome “colágeno hidrolisado”. O ideal é que se consuma de 8 a 10 gramas de colágeno ao dia.  





É importante lembrar que o colágeno em pó é mais efetivo do que o que vem em cápsulas… E o mais legal de tudo, é que é fácil de ser encontrado em farmácias e lojas de suplementos alimentares, tem preço acessível e não possui 

 O colágeno combate à flacidez, rugas e fragilidade óssea; enrijece os tecidos da pele; colabora no aumento da tonicidade dos músculos; previne o surgimento das estrias e celulite; fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos e auxilia como coadjuvantes em dietas de emagrecimento. 

Processo de Envelhecimento

O processo de envelhecimento afecta todo o corpo humano

O processo de envelhecimento afeta todo o corpo humano e está relacionado com as mudanças inevitáveis ​​que em última análise afectar a nossa qualidade de vida. O processo de envelhecimento induz alterações na estrutura e na função de células, tecidos e órgãos. O envelhecimento é geralmente uma combinação de fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambiente).
O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada. Além de proteínas para a formação do colágeno são necessários nutrientes como vitamina C, zinco, cobre, manganês e silício. 



Então, devemos incluir no cardápio os cereais integrais, as leguminosas, oleaginosas além de frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos. As principais fontes alimentares que estimulam e são necessárias para a produção de colágeno são: carnes (vermelha, aves e peixes), proteínas em geral, frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, acerola e abacaxi), selênio (castanhas, nozes), zinco (avelã, amêndoa, castanhas, carnes) e vitamina E (azeite de oliva extra virgem e peixes). Engana-se quem pensa que a gelatina é a principal fonte de proteínas e colágeno!!! Somente uma dieta equilibrada às vezes não é capaz de fornecer a quantidade de colágeno que nosso organismo necessita. A partir dos 30 anos, recomenda-se a suplementação.
Alguns estudo afirmam que o uso diário de colágeno hidrolisado estimula a produção do colágeno natural que perdemos com o passar do tempo.



Nenhum comentário: