terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Estudo: Bebidas energéticas aceleram batimento cardíaco...


Estudo: Bebidas energéticas aceleram batimento cardíaco...





As bebidas energéticas com cafeína podem alterar os batimentos cardíacos, alertam investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha. Entre os efeitos secundários conhecidos estão palpitações, aumento da pressão sanguínea e, nos casos mais graves, convulsões ou morte súbita.




Uma equipe de investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, analisou o coração de 17 pessoas por hora depois da ingestão de uma bebida energética com cafeína, tendo concluído que as contrações eram mais fortes após a bebida.

Na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte, conta a BBC, os investigadores aconselharam crianças e pessoas com um batimento cardíaco irregular a evitarem estas bebidas.
“Até agora, não sabemos exatamente o efeito que estas bebidas energéticas têm sobre a função do coração. Mas a quantidade de cafeína é até três vezes maior do que em outras bebidas com cafeína, como o café ou coca-cola”, explicou o coordenador do estudo, Jonas Dorner.Balada boa

Durante as festas e baladas, muita gente mistura o energético com bebidas alcoólicas para disfarçar o sabor do álcool ou para potencializar o efeito "de alerta" que ela possui. Segundo Schraibman, é justamente aí que está o maior perigo: "temos a depressão do álcool, mascarando seus sintomas, e a potencialização da cafeína. Além disso, a pessoa ingere a mistura e dificilmente se alimenta, levando a casos de desidratação e hipoglicemia. Tem gente que chega a desmaiar!", destacou.

Alessandra demonstrou preocupação com a crescente associação entre os jovens: "o energético pode esconder os sinais de intoxicação do álcool, evitando que a pessoa perceba que já bebeu demais, podendo levá-la ao coma alcoólico, seguido de morte. A longo prazo, esta combinação é um fator de risco para o desenvolvimento de dependência química do álcool".

Essa tal cafeína.
Schraibman citou o guaraná e o gengibre como estimulantes naturais, que podem ser usados por aqueles que objetivam se manter mais despertos. Alessandra destacou o café, fonte de cafeína; chocolate (principalmente aqueles com maior teor de cacau); chás verde, mate e preto; e alguns refrigerantes, "cabendo a possibilidade de efeitos adversos no consumo de todos eles".

Embore leve a má fama, a nutricionista contou que a cafeína não é de todo ruim, visto que está presente em alguns medicamentos e estudos demonstraram que entre quatro e seis xícaras de café - grande fonte da substância - por dia são capazes de promover uma melhora do desempenho físico, estado de alerta e melhora neurocognitiva em atletas. Mas, ela também pode ter efeitos negativos, visto que acelera o metabolismo, tem ação diurética (pode levar à desidratação), entre outros. Além da substância, os energéticos também são ricos em açúcares e este é mais um motivo para controlar o consumo: podes colaborar com o aumento do peso. Sendo que, referiu, “há [já] muitos efeitos secundários conhecidos como estando associados a um elevado consumo de cafeína”, designadamente “palpitações, aumento da pressão sanguínea e, nos casos mais graves, convulsões ou morte súbita"



Os pesquisadores da Universidade de Bonn deram aos 17 participantes uma bebida contendo 32 mg por 100 ml de cafeína e 400mg por 100ml de um outro produto químico
, taurina. 




Entender... Pode te livrar da Morte!

Nenhum comentário: