sábado, 5 de outubro de 2013

ATENÇÃO: CEREBROS HUMANOS PODEM SER HAQUEADOS?.... TODO CUIDADO É POUCO...











Uma série científica sugere que os cérebros humanos podem ser haqueados assim como os computadores. Mas como seria possível que o cérebro humano ficasse vulnerável a hackers?

Resultado de imagem para cérebros humanos poderiam ser haqueados fotos

Pelo menos na ficção científica, uma nova tecnologia já está permitindo que os cientistas possam ler os pensamentos das pessoas e até mesmo plantar novas informações no cérebro humano. Essa realidade foi vista no último episódio da série Science Channel ("Through the Wormhole"), organizada por Morgan Freeman.

O programa mostra como é possível explorar o potencial - e os perigos – da mente humana. Na atração, Freeman diz que "vivemos num mundo de dados, e que um dia, em breve, os nossos pensamentos mais íntimos poderão não ser mais nossos."


Resultado de imagem para cérebros humanos poderiam ser haqueados fotos


Mas, deixando a ficção científica de lado, parece que ler a mente das pessoas nem sempre requer tecnologia. De acordo com o psicólogo de Nova Iorque, Marc Salem, é possível decifrar os pensamentos de uma pessoa usando pequenos sinais físicos da linguagem corporal.

Por exemplo: "a raiz do nariz pode significar que você está mentindo, ou pode significar que o seu nariz coça.” Quando o profissional está tentando ler a mente de alguém, ele olha para o que ele chama de um "pacote de sinais" que lhe diz o que cada gesto significa.

Salem é capaz de adivinhar, por exemplo, quais são as cartas dos jogadores profissionais de poker - um feito considerado quase impossível. Para fazê-lo, Salem depende do contexto. "Eu sou capaz de pegar suas inflexões verbais e sugestões", disse ele.

É claro que a tecnologia pode dar aos cientistas o acesso mais direto ao cérebro humano. O inventor, Philip Low, está desenvolvendo um monitor cerebral portátil chamado iBrain. O aparelho pode detectar a atividade elétrica do cérebro a partir da superfície do couro cabeludo.

O neurocientista Jack Gallant, da Universidade da Califórnia, diz que os cientistas já estão traduzindo a linguagem cerebral, como uma compilação de um "dicionário mental" capaz de traduzir pensamentos em imagens e palavras.


Resultado de imagem para cérebros humanos poderiam ser haqueados fotos

Gallant e seus colegas mostraram imagens diferentes a diversas pessoas ao medir sua atividade cerebral através de ressonância magnética funcional (fMRI). A partir da atividade cerebral, a equipe de Gallant pode reconstruir as imagens aproximadas que as pessoas viram. Os cientistas também estão desenvolvendo um dicionário de conceitos que lhes permite adivinhar o que as pessoas estão pensando sobre as imagens que estão vendo.

Ilana Hairston, uma psicóloga no Colégio Acadêmico de Tel-Aviv, em Israel, usa o cheiro para plantar informações no cérebro das pessoas enquanto elas dormem. Ela treina o olfato das pessoas ao associar fatos com certos odores agradáveis.  


Resultado de imagem para cérebros humanos poderiam ser haqueados fotos

A idéia parece ficção científica, mas, na verdade, depende de uma via cerebral que permite que os sentidos como olfato entrem no cérebro sem consciência.

Resultado de imagem para cérebros humanos poderiam ser haqueados fotos

É claro que a ciência e a tecnologia que temos atualmente não se comapara às invenções apresentadas no programa de Morgan Freeman, mas certamente os esforços de muitos pesquisadores nos levarão, em breve, a uma realidade bem próxima a dos filmes e séries de ficção científica.

Nenhum comentário: