quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Depressão, a doença do século.Ver exemplo Bíblico, por Silvana Bravin!

Colaboração da amiga :

 Silvana Bravin

Depressão, a doença do século...






Sintomas psíquicos
- Humor depressivo: tristeza, desespero, culpa, menos-valia.
- Redução da memória e da concentração;
- Redução do pragmatismo;
- Pensamento lentificado;
- Anedonia: incapacidade de sentir prazer, mesmo em coisas que sempre foram prazerosas.
Sintomas físicos
Anergia: ausência ou diminuição intensa da energia, com um cansaço permanente.
Alterações do sono e apetite: tipicamente para menos, mas na depressão atípica o paciente pode ter mais sono e aumento de apetite. A insônia pode ser inicial (dificuldade em iniciar o sono), terminal (despertar precoce) e o sono entrecortado.
Redução do interesse sexual
Dores pelo corpo (cefaléia, fibromialgia, peso nas pernas, dores nas costas)





Sintomas comportamentais
- Afatamento das pessoas;
- Crises de choro;
- Lentificação ou agitação psicomotora;
- Comportamento suicida.
A depressão pode acompanhar muitas doenças psiquiátricas  como abstinência de drogas, síndrome do pânico, transtorno bipolar, transtorno do déficit de atenção, etc. Pode acompanhar muitas outras doenças como alterações da tireóide, doença de Parkinson, uso de outros medicamentos, e também pode acompanhar outros períodos normais da vida como o pós-parto ou a idade avançada.


     
Num país em que a tristeza é um substrato forte da cultura nesses tempos de crise e alta taxa de desemprego, cresce cada vez mais a depressão na população. Que o digam seus poetas e compositores. Em “Circulado”, Caetano Veloso retrata a desconstrução de um país esquizofrênico, de realidades divididas. “A mais triste nação na época mais podre compõem-se de possíveis grupos de linchadores”, canta. Já o grupo Legião Urbana distribuiu doses melancólicas em seu disco V. Renato Russo compôs letras onde menciona drogas, tristeza e melancolia: “Antes eu sonhava, agora já não durmo”.



Postado por

A depressão é uma doença terrível com inúmeras causas. Aqui está alguns trechos de um ensinamento Bíblico sobre o assunto. Vale a pena ler.




A CURA PARA A DEPRESSÃO DE ELIAS(I Reis 195-18)
Deus tratou a depressão de Elias por meio de vários recursos.
* Deus o tratou por meio da sonoterapia(I REIS 195). Uma pessoa deprimida fica com o corpo cansado, mas com a mente inquieta. A mente de uma pessoa deprimida não desliga. Elias precisou dormir e descansar para sair do buraco da depressão. O sono é uma das mais importantes terapias para a cura da depressão.
* Deus o tratou por meio da alimentação adequada(I Reis19:6-8). Deus preparou uma refeição para Elias no deserto. Deu-lhe pão e água, e ele recobrou as forças. é preciso fortalecer o corpo no tratamento desta doença.

 Uma mente irriquieta alojada num corpo debilitado não resiste ao vendaval da depressão.
* Deus o tratou dando-lhe a oportunidade do desabafo(I Reis 19:9-14). Elias estava dentro de uma caverna, qd Deus lhe 
perguntou:"Elias oq fazes aqui?". Deus assim, ordena-lhe a sair da caverna para destampar a câmara de horror da alma e espremer o pus da ferida. O desabafo é uma necessidade vital para a assepsia da alma. é preciso fazer uma faxina interior e deixar que a luz da graça de Deus ilumine cada corredor da nossa vida e aqueça cada canto frio e úmido da nossa alma. Precisamos desabafar com Deus e tb com alguém que nos possa ouvir, nos acompanhar e nos consolar.
*Deus o tratou revelando-lhe que o melhor da vida estava pela frente(I Reis 19:15-18). A depressão nos leva a ter uma visão do retrovisor. Uma pessoa deprimida é saudosista. Só consegue ver coisas boas no passado. Ao olhar para o futuro, só enxerga tragédia. Precisamos alimentar a nossa alma com o tônico da esperança. Não caminhamos para uma noite gelada, mas para um amanhecer cheio de luz. Não caminhamos para um túmulo escuro, mas para a gloriosa ressurreição. Nosso destino não é a escuridão do desconhecido, mas a glória do céu.
Elias pensou que a vida não fazia mais sentido e, por isso, queria morrer. Mas Deus o levou para o céu sem que ele passasse pela morte(II Reis 2:11). Deus o arrebatou ao céu num redemoinho, e Elias deixou os trapos da depressão para vestir-se com as roupagens alvas da felicidade eterna.

Jamais trate uma pessoa depressiva jogando-lhe mais fardos do que aqueles que ela já possui.

 Depressão é uma doença e não um castigo divino...







Amada irmã em Cristo Jesus...Silvana Bravin...

Nenhum comentário: