terça-feira, 23 de outubro de 2012

TURQUIA: ISTAMBUL...Entenda esta Turquia misteriosa!

TURQUIA: ISTAMBUL...




Nome Oficial: Türkiye Cumhuriyeti (República da Turquia)




População
70 milhões
Superfície
814.578 km2
Presidente da Republica
Ahmet Necdet Sezer
Capital
Ancara (Ankara)
Outras grandes cidades
Istambul, Izmir, Bursa, Konya, Adana, Antalya, Gaziantep
Religiões
Islâmica (99%), Cristã (ortodoxos, católicos, jacobinos), Judia
Lingua oficial
Turco
Crescimento demografico
1,5%
Média anos de vida
69,1 (1999)
Produto per capita
2.878 dólares americanos (1999)
Economia
Serviços 61,7%, Indústria 23,2% e Agricultura 15% (1999)
Horário
Meridiano de Greenwich + 2 horas
Moeda
                     Lira turca/ 1 euro= 0,5 liras turcas TL
                     Lira turca/1 dólar= 0,7 TL
                     Lira turca/1 real= 1,18 TL         
Em vez da YTL (Yeni Turk Lira - Nova Lira Turca) a partir de 2009 a Turquia passou a usar TL ou TRL(Turk Lira - Lira Turca).
Melhor moeda para levar: dólar americano.



Fuso horário


Turquia fica duas horas à frente de Greenwich (GMT) e cinco horas à frente de Brasília. O horário de verão na Turquia vai do último domingo de março ao último domingo de outubro.



Tempo e quando ir



Pode se dividir a Turquia nas seguintes regiões quando se fala em termos de temperatura:
Costa do Mar de Marmara (Istambul): Verão quente e invernos frios
Costa do Mar Egeu (Kusadasi, Izmir, Efeso e Pamukkale): Verão quente e invernos frios.


Costa do Mar Mediterraneo: Verão quente e inverno frio.


Costa do Mar Negro: Clima temperado, verão quente, inverno temperado com chuvas intensas.


Central da Anatólia (Ancara e Capadócia): Clima montanhoso com verão seco e quente, invernos frios


Oeste da Anatólia: Verão temperado, invernos rigorosos com muita neve.


Sudoeste da Anatólia: Verão quente, invernos chuvosos e frios



Em Istambul faz frio entre dezembro e março, os dias são cinza e venta muito. A média de temperatura é de 5ºC, mas a umidade aumenta a sensação de frio. Chuvas de granizo ou neve não são incomuns; a cidade fica coberta com uma grossa camada de neve pelo menos uma vez a cada inverno. 


Verões podem ser sufocantes; a média de temperatura é entre 25ºC e 30ºC de junho a agosto, ocasionalmente passando dos 35ºC. O dia é quente e úmido; mas, nos refrescantes fins de tarde, muitos descem até o Bósforo para aproveitar os cafés de frente para o mar.





A melhor época para viajar é entre abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono), quando as temperaturas e giram em torno dos15ºC e as atrações estão menos cheias. De vez em quando, o poyraz, vento fresco vindo da Península Balcânica, e o lodos, vento quente vindo do sul, podem resultar no efeito ‘quatro estações no mesmo dia’. Ambas as estações são épocas de festivais.





 Clima em Istambul



Mês      Temp. mín. média               Temp. máx. média

Jan                     3                                              8
Fev                     2                                              9
Mar                     3                                             11
Abr                     7                                              16
Mai                    12                                            21
Jun                     16                                            25
Jul                      18                                             28
Ago                    19                                           28
Set                     16                                            24
Out                     13                                            20
Nov                     9                                             15
Dez                     5                                             11





Veja previsão do tempo online 

Aeroporto Internacional Atatürk (Atatürk Hava Limanı Yolu) 
Recentemente reformado, o principal aeroporto de Istambul fica cerca de 30 km do centro da cidade. Os vôos diretos do Brasil para a Turquia são feitos pela Turkish Airlines (THY).            Do aeroporto é simples chegar por conta própria ao centro histórico da cidade. Para pegar o metrô, siga os sinais Hafif Metro, cruze a rua para o otopark (garagem), tome o elevador e atravesse a galeria até estação (Havalimani). Ali, compre uma moeda (jeton) para o metrô, e pegue o trem que vai para Aksaray. Desça na sexta parada, chamada Zeytinburnu, saia da estação e compre outra moeda para o bonde (tramway) que vai até Sultanahmet,16 paradas depois. Dali é possível caminhar facilmente até a área onde ficam a maioria dos hotéis e pensões do centro histórico.


Existe também uma linha de ônibus expressos da empresa Havaş que liga o aeroporto a Taksim - o centro financeiro da cidade. Os táxis para Taksim custam entre 20 e 25 TL, mas o trânsito muitas vezes passa por engarrafamentos intermináveis e há relatos de taxistas desonestos. Combine sempre o preço antes de tomar um táxi.
O aeroporto tem lojas duty free no embarque e desembarque, casas de câmbio e caixas eletrônicos que aceitam cartões internacionais para saques. Além disso, a área de embarque tem inúmeros restaurantes e lanchonetes, mas custam 5 vezes mais caro do que na cidade.





DDI - 90 (Turquia)


Código de acesso da cidade - 212 (para o lado europeu) e 216 (para o lado asiático). Uma vez na cidade, só é preciso digitar o código de área se você estiver na área oposta. Senão, basta o número de 7 dígitos


Banheiros públicos


Muito interessante é um site denominado The Bathroom Diaries, onde se acha uma avaliação de banheiros públicos em todos os países, inclusive os da Turquia. 


Polícia turística


Yerebatan Caddesi 6, Sultanahmet Aberto diariamente, 24 horas. 


Para reportar roubos, perdas ou fraudes. A maioria dos oficiais fala inglês.





Informações Turísticas - No aeroporto você vai encontrar um posto de informações 24h que pode inclusive ajudar a reservar hotéis. O deSultanahmet fica na Divan Yolu, 3,  Há outro na estação de trem deSirkeci. Na região de Beyoglu, há um posto dentro do Istambul Hilton.



Mais informação sobre Turquia e Istambul


Turquia (Türkiye, em turco) é ponto de união entre dois continentes, o Europeu e o Asiático. Os países vizinhos são, a oeste Bulgária e Grécia, a sul Iraque e Síria, a leste Azerbeijão, Geórgia, Armênia e asudeste o Irã. Está rodeada por quatro mares: O Mar Negro ao norte, o Mar de Mármara a noroeste, o Mar Egeu a oeste e o Mediterrâneo ao sul. Os rios mais conhecidos são o Eufrates e o Tigre, e o mais extenso, o Kizilirmak. Em todo o país há, aproximadamente, 200 lagos naturais, e os lagos maiores, Van Gölü e Tuz Gölü, são salgados.

Considerado o país de população muçulmana mais ocidentalizada do mundo, a Turquia é marcada por contrastes que se refletem na fisionomia do seu povo, em suas paisagens (em seus quase 780 mil km2 você encontra neve e praias), em suas construções (templos romanos, arte bizantina e mesquitas) e na desigualdade social. A sensação é de estar constantemente transitando entre o Oriente e o Ocidente.

A Turquia é habitada desde tempos muito antigos. Por volta de 7500 a.C. já havia cidades na Anatólia, inclusive Çatal Hüyük, próxima à atual Konya, que disputa o título de cidade mais antiga do mundo. Alguns objetos dessa época podem ser encontrados no Museu das Civilizações em Ancara.

Muitas das civilizaçoes que tiveram o seu aparecimento na Turquia ainda existem, e duas das chamadas Sete Maravilhas do Mundo encontram-se na Turquia: o Templo de Artemisa em Éfeso e o Mausoléu de Halikarnassos em Bodrum. Em Alanya pode-se nadar na praia onde também nadou Cleópatra. Em Demre viveu São Nicolau (Santa Claus). No leste do país encontra-se o Monte Ararat onde, segundo a lenda, encalhou a Arca de Noé.   

A história da Turquia confunde-se com a história da Europa, mas também com a do continente asiático. As primeiras grandes cidades do mundo nasceram nas planícies da Anatólia no período pré-histórico. Mais tarde, era na costa oeste da Turquia que ficavam algumas das principais cidades da Grécia Antiga, incluindo a antiga cidade de Tróia, que acabaria destruída pelos exércitos gregos. Durante a Antiguidade Clássica, a Turquia estava divida em zonas bem diferentes. A costa oeste, banhada pelo Egeu, havia grandes cidades de origem grega, que serviram às conquistas de Alexandre e aos sonhos de António e Cleópatra. O interior turco pertencia a outro mundo, influenciado pela cultura asiática que reinava na Pérsia antiga. Com a divisão do Império Romano, Constantinopla (depois Bizâncio e hoje Istambul) se tornou um novo império. E assim foi até ao século XIV quando chegou o poder do Islã: com a conquista por Maomé II de Constantinopla em 1453, a Turquia tornou-se peça central do Império Otomano. Durante três séculos os turcos foram-se expandindo através dos Balcãs, chegando mesmo até as portas de Viena. No século XVIII, começou a queda do Império Otomano e a Turquia foi perdendo importância no jogo político. Depois da crise da Criméia, a Turquia percebeu que era para sul e não para norte que estava o seu futuro. Foi por essa altura que o seu domínio sobre a Arábia se intensificou. E seria na península arábica que a 1º Guerra Mundial iria atingir a Turquia. As campanhas do mítico T.E. Lawrence ajudaram a destruir o Império Otomano e em 1923 foi instituída a República da Turquia. E foi aí que surgiu a figura de Kemal Ataturk, o presidente que revolucionou por completo o estado turco. Separou o Estado da Igreja, apostou na constituição de um Parlamento representativo e trouxe a Turquia para o mundo ocidental. Desde 1963 a Turquia está na lista de espera para aderir à União Europeia, mas viu a sua candidatura ser recusada sucessivamente. A partir de meados de 2005 teve inicio um longo processo para culminar na adesão efetiva da Turquia à União Européia.


Veja o mapa interativo do centro histórico de Istambul 



















pital Européia da Cultura em 2010. As casas de madeira de estilo otomano, que durante muitos anos permaneceram abandonadas no centro da cidade, foram recuperadas. Mas, mais do que construção de novos edifícios, os turcos apostaram na programação cultural: artes visuais, ópera, música clássica e contemporânea, cinema, literatura, teatro e cultura urbana estiveram em evidência. 


Como Istambul é muito grande e tem muitas atrações turísticas, achei interessante organizar os pontos de interesse por bairros, pois foi assim que eu consegui entender a cidade e me organizar para desenhar meu roteiro diário de visitação. Mesmo sem ter conseguido conhecer tudo em 5 dias, vou
Istambul é uma das cidades mais antigas do mundo, fundada no ano 657 a.C., quando recebeu o nome de Bizâncio, uma alusão ao nome do comandante grego Bizas, que conquistou a região. Durante mil anos de desenvolvimento se tornou império em 323 d.C., quando o imperador Constantino transformou-a em capital do Império Romano do Oriente, mudando seu nome de Bizâncio para Constantinopla, um poderoso centro comercial de negócios com a Europa.  Ao longo de sua história a cidade foi, sucessivamente, a capital de três impérios: o Romano – de 330 a 395, o Bizantino – de 395 a 1453, e o Otomano – de 1453 a 1922.


Bizâncio, Constantinopla, Istambul. Poucas cidades no mundo já tiveram nomes tão imponentes quanto esta. E nenhuma outra ocupa dois continentes ao mesmo tempo. Talvez sejam estas características que melhor definem o caráter de Istambul. Uma cidade, dois continentes, três nomes, cinco religiões, um império (Otomano) temido e respeitado, uma fascinante metrópole de evidentes contrastes entre o exótico e o ocidental. Haréns dos sultões, bazares labirínticos, mesquitas, basílicas, vestígios romanos. Garotas de jeans e senhoras de burca. Istambul é realmente impressionante, impactante!


As maiores atrações de Istambul são resultado exatamente do período de sultanatos do Império Otomano e de suas extravagantes e exóticas obras. Depois de conquistarem a Bizâncio dos gregos os otomanos deram novo impulso à região e nas suas obras instalaram as riquezas que trouxeram de diversas conquistas em outros pontos do planeta.


A capital da Turquia é Ancara (Ankara), localizada a 450km de Istambul, mas é Istambul que atrai grande parte dos visitantes da Turquia. A cidade (cuja população tem cerca de 12 milhões de habitantes, é três vezes maior que Ancara) é arrebatadora, com monumentos lindos, comida maravilhosa, e uma estrutura bem consolidada para receber o visitante. As fabulosas mesquitas e seus minaretes consagram Istambul como uma das cidades mais atraentes e exóticas do mundo. De fato, os minaretes são sua marca registrada, e estão lá há centenas de anos servindo aos desígnios do Corão, difundindo os cânticos dos muesin a avisarem que é hora da oração.


Mas Istambul vai muito além de suas mesquitas e da sua rica herança arquitetônica. Istmbul é um fascinante destino cultural, gastronômico, folclórico e artístico, e também uma moderna e importante cidade de negócios, onde se podem encontrar modernos hotéis, boutiques internacionais, restaurantes ultra-mordenosos, clubes noturnos bacanas, lojas de design, galerias de arte, e também, problemas de trânsito.Apesar de 95% da população da Turquia morar no lado asiático do país, Istambul é considerada européia e, segundo projeções, será a maior cidade da Europa até 2015.


Istambul é ao mesmo tempo uma cidade secular e moderna, européia e muçulmana, animada e exótica, misteriosa e atraente, uma cidade incomum, e que não pode ser definida apenas como “européia” ou “asiática”. Poucas cidades no mundo têm mesquitas ao lado de igrejas cristãs e templos muçulmanos, mercados árabes e palácios barrocos. Enfim, em nenhum outro lugar ocorreu tão boa mistura de Oriente com Ocidente.



Para se situar, saiba que o Estreito de Bósforo separa o lado asiático (predominantemente residencial) do lado europeu de Istambul. O lado europeu, por sua vez, é dividido pelo braço de mar chamado Corno de Ouro (ou Chifre de Ouro). Ao sul, fica o distrito dos Bazares e o bairro mais antigo e turístico:Sultanahmet. Ao norte, do outro lado do Corno,  o bairro de Beyoğlu e a Praça  Taksim, a parte mais moderna e centro financeiro da cidade, respectivamente. O Estreito desemboca no Mar de Mármara. Pela cidade, você pode andar de táxi, bonde, metrô e ônibus, mas o bom mesmo é fazer o máximo que puder a pé.



Locais como o Museu de Santa Sofia e partes do Palácio Topkapi se beneficiaram com obras por Istambul ter sido escolhida como Ca
 utilizar essa classificação para fazer as próximas postagens sobre os pontos que visitei na cidade. Se você tiver mais tempo com certeza conseguirá conhecer tudo e mais um pouco (porque tem mais!).

Nós estivemos la...





Nenhum comentário: