segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Carro voador já pode circular por estradas dos Estados Unidos.


Carro voador já pode circular por estradas dos Estados Unidos

Com novas restrições, modelo com capacidade para duas pessoas pode atingir até 185 km/h no ar!

Por Nilton Kleina em 7 de Julho de 2011

Essa cena pode ser bastante comum no futuro. (Fonte da imagem: Terrafugia)
Para fugir do trânsito, nada melhor do que pilotar um carro voador. A partir de agora, isso pode se tornar cada vez mais comum nas estradas norte-americanas. O órgão norte-americano responsável pela segurança em rodovias (NHTSA, na sigla original) concedeu a permissão de circulação em estradas para o veículo da Terrafugia, um híbrido de carro com aeronave leve.
Para adequar-se ao regulamento, a companhia deve fazer algumas mudanças no modelo inicial. Os pneus serão especiais, para rodarem em autoestradas e pousarem normalmente, mesmo com um peso menor que o normal. Já o policarbonato das janelas será substituído pelo mesmo vidro utilizado nos carros, para suportar impactos leves, como pedras e até aves.
Com protótipos em teste desde 2009, a empresa passará a fabricar o veículo em escala comercial a partir de 2012. O carro voador atinge até 185 km/h no ar e estende as asas em menos de um minuto. Para pilotá-lo, além de uma carteira de motorista convencional, é necessária a permissão para pilotar aeronaves leves – além de muita coragem, claro.
Aproveitar essa novidade não será para todos: o veículo custa US$ 250 mil e já tem cerca de cem encomendas. O registro federal com a exceção para a Terrafugia pode ser lido na íntegraaqui. Conheça um pouco mais do protótipo na galeria abaixo:

Nenhum comentário: