San Berna


 Califórnia – Para que se tenha uma real noção de sua importância, o taco deve ser comido na companhia de Gustavo Arellano, um jornalista natural do condado de Orange, na Califórnia, e talvez o maior (e o único) especialista em fast-food mexicano-americano. De preferência, você deve comê-lo aqui, na terra natal do fast-food americano, enquanto ele explica exatamente como o Frito, o primeiro salgadinho de milho dos Estados Unidos, foi copiado do tostado mexicano, então evoluiu para o Dorito e finalmente para o Tostito.
Ele acaba de publicar o livro "Taco USA", um relato envolvente sobre como alguns alimentos (salsa, tacos, chili, tequila) pertencentes à enorme e complexa culinária mexicana passaram a fazer parte do paladar do americano médio.






"Essa não é exatamente uma história otimista, exceto para os acionistas da Frito-Lay", afirmou, enquanto apontava para as ruas repletas de fachadas vazias e postos de gasolina que só vendem a dinheiro.

San Bernardino, localizada a uma hora a leste de Los Angeles, é o Crescente Fértil do fast-food americano, mas seu lado oeste certamente já viu dias melhores. Em 1940, a primeira lanchonete drive-thru do McDonald's foi aberta a poucas quadras deste Taco Bell; ao longo dos anos 1940 e 1950, empresários passaram pela cidade para conhecer as revolucionárias modificações tecnológicas dos irmãos McDonald – como as embalagens de ketchup de porção única, as espátulas do tamanho dos hambúrgueres e os copos descartáveis para milk-shake. (Em 1954, Ray Kroc, um vendedor de máquinas para misturar milk-shake veio à cidade e ficou tão impressionado que comprou uma parte da empresa, começou sua franquia e, mais tarde, comprou o restante da empresa dos irmãos.)




A evolução da comida mexicana nos Estados Unidos é a atual obsessão de Arellano, editor da "The Weekly OC", uma revista vibrante para a qual ele também atua como crítico de restaurante há 10 anos. Ele passou boa parte desse tempo tentando descobrir exatamente como a comida mexicana se tornou tão popular e lucrativa nos EUA – onde, até muito recentemente, a maior parte das coisas mexicanas geralmente era pouco popular ou lucrativa.
Ao menos no relato de Arellano, a história do fast-food de taco começa aqui, na esquina da rua North Sixth com a Mount Vernon, onde a Rota 66 costumava cruzar a cidade.